Notícias

Campus Cruzeiro do Sul

IFAC adere à Agenda Ambiental na Administração Pública

publicado: 24/11/2016 13h12, última modificação: 04/11/2025 15h40
O programa prevê a redução de gastos no consumo de recursos e adoção de boas práticas sustentáveis
agenda-a3p.jpg

- Foto: Wenderson da Silva de Sousa

O Instituto Federal do Acre (IFAC), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema/AC), assinará o termo de adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O programa, que é do Ministério do Meio Ambiente, foi criado a partir da necessidade de enfrentamento aos problemas relacionados às questões ambientais. A assinatura do termo será realizada no dia 29 de novembro, durante a cerimônia de abertura da Mostra Viver Ciência, no campus Cruzeiro do Sul.

O objetivo da agenda é promover a economia de recursos naturais e redução de gastos institucionais, reduzir o impacto socioambiental negativo decorrente das atividades públicas e promover a produção e o consumo sustentável. O programa faz com que as instituições públicas repensem seus padrões de produção e consumo, buscando estratégias de economia e adoção de critérios, princípios e diretrizes sociais e ambientais propostas por meio da A3P.

Além disso, a Agenda Ambiental na Administração Pública reflete o interesse da sociedade, ao contribuir para a melhoria da eficiência do órgão público, com menos gastos e menor impacto sobre o meio ambiente. Com a adesão à Agenda, o IFAC assume o compromisso de que, até o final de 2017, as ações da A3P estarão em plena execução nos seis campi e na Reitoria.

Diagnóstico de consumo

A Agenda Ambiental do IFAC conta atualmente com uma comissão que possui um representante em cada unidade do Instituto Federal do Acre, organizando um diagnóstico do consumo da instituição. Esta etapa consiste em realizar um levantamento da situação socioambiental, que será importante para garantir a eficiência na implantação da A3P.

Após a elaboração do diagnóstico, a comissão deve planejar as ações para implantação da agenda, através de um plano de ações que visa a redução de consumo de recursos e adesão a práticas mais sustentáveis, como a separação de lixo e a coleta de pilhas e baterias.

Além do IFAC, diversos órgãos no estado do Acre fazem parte da A3P, entre eles a Universidade Federal do Acre (UFAC).