Notícias
CONC&T
Trabalhos de iniciação científica e pós-graduação somam quase 100 apresentações durante Congresso
Cerca de 100 trabalhos nas áreas de iniciação científica e pós-graduação foram apresentados durante o I Congresso de Ciência e Tecnologia (CONC&T) do IFAC, realizado no campus Rio Branco. Os projetos fizeram parte do VI Seminário de Iniciação Científica e o II de Pós-Graduação, que proporcionou aos participantes amplo conhecimento e interação.
De acordo com balanço divulgado pela Comissão Científica do CONC&T, o II Seminário de Pós-Graduação contou com a apresentação de 30 pesquisas, que foram expostas em três sessões de pôsteres durante todo o Congresso. Já o VI Seminário de Iniciação Científica totalizou 69 trabalhos apresentados, sendo o maior número de exposições realizadas desde a primeira edição.
Além do IFAC, também participaram pesquisadores das Universidades Federais do Acre (UFAC), do Amazonas (UFAM), da União Educacional do Norte (Uninorte), com também dos Institutos Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Federal do Amazonas (IFAM). Dentre as áreas que mais contaram com pesquisas apresentadas estavam as de humanas e agrárias.
De acordo com o diretor de Pesquisa do IFAC, Edvar Silva, o número de trabalhos apresentados durante o CONC&T é reflexo do crescimento da iniciação científica no IFAC ao longo do anos.
“Em 2014, a Semana de Iniciação Científica foi realizada separadamente nos campus. Neste molde de evento não foi possível promover uma maior interação entre estudantes e pesquisadores. Em 2015, ao ser realizada junto ao Connepi [Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação], essa situação foi diferenciada. Ajudou a na interação e ainda tivemos um número maior de trabalhos apresentados. Este ano, foram quase 70 projetos. A nossa avaliação é que de uma forma geral houve uma grande evolução, principalmente no que se diz respeito a integração entre os campi e os estudantes que estão fazendo pesquisa”, ressaltou Edvar Silva.
Realizado em conjunto pelas pró-reitorias de Ensino (PROEN), de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (PROINP), de Extensão (PROEX), de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRODIN), e de Administração (PROAD), o I Congresso de Ciência e Tecnologia do IFAC também contou com o apoio da UFAC, Cooperativa de Crédito Sicoob, do Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Governo do Estado do Acre.

