Notícias

Notícias

Alunos participam de oficina sobre hepatite viral em Rio Branco

publicado: 24/10/2016 14h38, última modificação: 03/11/2025 13h07
O evento faz parte das atividades da II Semana de Biologia
DSC00772.jfif

Cerca de 30 estudantes de Biologia do Instituto Federal do Acre (IFAC) e também de outras unidades de ensino participaram da oficina “A hepatite que não está no mapa”, durante a manhã desta segunda-feira (24.10). A atividade, que faz parte da programação da II Semana de Biologia do IFAC, contou com a presença dos profissionais Ricardo dos Santos, Cleiton Sampaio e Maurício Luz, que atuam junto à Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

A II Semana de Biologia do IFAC, que segue até o dia 28 de outubro, terá cerimônia de abertura realizada a partir das 19 horas, nesta segunda-feira, no auditório do campus Rio Branco. De acordo com o coordenador do evento, Cleiton Sampaio, o tema ‘hepatite viral’ é um dos temas que ainda necessitam sem amplamente discutido com a comunidade.

 “O Acre apresentou a maior incidência de casos de hepatite virais nos últimos cinco anos. Devido a esta estatística, a oficina se torna muito importante, pois faz com que os jovens pensem em soluções para a problemática. A oficina contará com a duração de 40 horas e ao final, os participantes deverão elaborar uma proposta de combate à doença para nosso estado”, ressalta o educador.

Estudante do curso de Biologia do IFAC, Jaira Cristina, destacou que as atividades desenvolvidas durante a oficina tem ajudado no aprendizado. “Estou gostando muito, pois estamos aprendendo. Quanto mais se estuda mais se assimila o que se aprende em sala de aula”, contou a jovem que também irá participar das demais atividades a serem realizadas durante a II Semana de Biologia.

Professor e pesquisador da FIOCRUZ, Ricardo dos Santos, também irá ministrar o minicurso “Indicadores em saúde e ambiente: teoria e prática”, entre os dias 24 e 25 de outubro, na II Semana de Biologia. Para ele, eventos como este fazem com que os estudantes ampliem os conhecimentos.

“Uma ação como esta é importante para percebermos como podemos utilizar os conhecimentos, que acabam ficando na sala de aula, além de termos mais contatos com educadores, sejam estes da academia, pesquisadores ou profissionais do mercado de trabalho.

Para saber mais sobre a programação da II Semana de Biologia do IFAC, clique aqui.