Notícias
Notícias
IFAC promove manhã de conscientização sobre o câncer de mama
Servidores do Instituto Federal do Acre (IFAC) participaram, na manhã desta quarta-feira (19.10), de uma roda de conversa sobre o câncer de mama e como se prevenir. O evento aconteceu no prédio anexo a Reitoria e contou com a realização palestra, mostra de vídeos e exposição de próteses mamárias.
Com o tema “Todos Juntos Contra o Câncer de Mama”, a enfermeira que atua junto à Secretaria Municipal de Saúde, Angela Oliveira, explicou aos servidores o que é o câncer de mama e quais suas principais causas. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), apontam que mais de 57,9 mil casos de câncer de mama podem chegar a ser diagnosticados no Brasil em 2016. A pesquisa ainda revela que na região Norte do país este é o segundo tipo de câncer mais incidente na população.
Devido ao alto índice, Angela Oliveira reforçou a necessidade de se discutir o tema para alertar as mulheres tanto na prevenção, como também no tratamento. “Hoje em dia a mulher faz tudo, cuida de todos, do marido, dos filhos, mas ela mesma, muitas vezes, esquece de se cuidar, de se prevenir, e este é um erro muito grave”, explica a coordenadora.
O evento também contou com a participação das alunas do curso de fisioterapia, Aline Torres, Aline Gomes e Ludmila Lima, da União Educacional do Norte (Uninorte). As acadêmicas elaboraram uma exposição de próteses mamárias nodulares, fizeram esclarecimentos sobre a doença e o modo de prevenção. Para as estudantes, a conscientização é o primeiro passo para uma sociedade mais informada e para auxiliar na diminuição dos casos de câncer.
“Apesar de hoje se falar muito mais no assunto, o câncer de mama ainda é uma das doenças com maior número de casos no país. É preciso conscientizar as mulheres, mas os homens precisam conhecer o assunto e os sintomas. O homem, com o devido conhecimento, vai também saber agir em determinados casos.” concluiu Aline Torres.
Diretora sistêmica de Gestão de Pessoas do IFAC, Dirlei Terezinha Fachinello, destaca que as ações relacionadas à campanha nacional Outubro Rosa foram intensificadas junto ao IFAC desde o ano de 2014, após início da gestão da reitora Rosana Cavalcante dos Santos. Segundo ela, além de garantir uma melhor qualidade de vida aos servidores, as ações contra o câncer de mama servem também para chamar atenção em relação aos sintomas da doença e para a prevenção.
"Todos os anos fazemos questão de realizar alguma atividade nesta época para chamar atenção ao problema do câncer de mama. É uma causa que precisa de atenção tanto das mulheres, como também dos homens", ressaltou Dirlei Fachinello.
O evento, que foi mais uma das atividades desenvolvidas pelo IFAC em referência à campanha do Outubro Rosa, foi organizado pela Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas (DISGP) e contou com a parceria da Secretaria de Municipal de Saúde e da Uninorte.

