Notícias
Ensino
IFAC realiza a I Jornada Nacional de Capacitação IBC
- Foto: Juscie Vieira da Silva Delfino
Começa nesta segunda-feira (17.10), a I Jornada Nacional de Capacitação Instituto Benjamin Constant (IBC) no Instituto Federal do Acre (IFAC). O evento, que tem o objetivo de capacitar os servidores públicos sobre o ensino de pessoas com deficiência visual, segue até o dia 20 de outubro. A ação está sendo realizado pela Pró-Reitoria de Ensino, por meio da Coordenação de Ações Inclusivas (COAI). A cerimônia de abertura terá início às 19 horas, no auditório do Campus Rio Branco.
Confira aqui a programação
A ação, que visa fortalecer a inclusão das pessoas com deficiência visual nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, tem ainda a proposta de disseminar a cultura da inclusão e diversidade junto ao IFAC. A I Jornada também faz parte do cumprimento do Plano de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal, que pretende capacitar docentes e técnicos administrativos para atendimento a educandos com deficiência, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Coordenadora da COAI, Luana Ugalde, explica que a I Jornada busca habilitar ainda mais os servidores públicos, além de trabalhar a inclusão junto na unidade de ensino do Acre. “Essa capacitação contribui para a que o IFAC esteja cada vez mais preparado para receber alunos com deficiência visual e desta forma se tornar uma instituição ainda mais inclusiva,” concluiu.
Durante os quatro dias de programação da I Jornada Nacional de Capacitação do IBC serão realizadas palestras, orientações e mobilidade, produções de material didático especializado,introdução ao sistema braile e tecnologias assistivas. Para saber mais detalhes da programação, clique aqui.
Criado em 1854, o Instituto Benjamin Constant é referências no país em questões de deficiência visual. A instituição, que tem sede localizada no Rio de Janeiro, conta com escola, capacitação de profissionais da área de deficiência visual, assessoria em unidades de ensino e unidades de ensino, além de realizar consultas oftalmológicas, reabilitação, produção de material especializado, impressão em braile e publicações científicas.