Notícias

Notícias

Servidores participam de capacitação em ética e relações interpessoais

publicado: 19/10/2016 15h10, última modificação: 03/11/2025 12h37
As atividades seguem até o dia 21 de outubro, na sede do campus Rio Branco
DSC_0313.jfif

Cerca de 30 servidores do Instituto Federal do Acre (IFAC) iniciaram, nesta quarta-feira (19.10), curso de capacitação em ética e relações interpessoais. As atividades, que seguem até o dia 21 de outubro, estão sendo ministradas por profissionais da Escola de Administração Fazendária (ESAF). As atividades estão sendo desenvolvidas na sede do Campus Rio Branco. 

Somente este ano, mais de 150 servidores já foram capacitados no IFAC, em seis cursos realizados. O resultado se deve ao trabalho desenvolvido pela Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas (DISGP),  por meio da Diretoria de Desenvolvimento Funcional (DIRDF).

De acordo com pró-reitora Gírlen Nunes dos Santos, responsável pelo PRODIN, a política de capacitação voltada ao servidor tem sido desenvolvida com bastante intensidade pela atual gestão. A expectativa é de que até dezembro, 200 servidores sejam capacitados. “As capacitações no modelo in-company fazem com que um número cada vez maior de servidores possam ser capacitados. O servidor é um multiplicador de conhecimento, tanto em âmbito pessoal, como em seu ambiente de trabalho”.

Gírlen Santos explica ainda que para o próximo ano novos cursos de capacitação serão disponibilizados aos servidores. “Todos os anos desenvolvemos um plano de capacitação em que são elencadas propostas de cursos que poderão ser ofertados no ano seguinte. Aprimorar os conhecimentos e capacitar o servidor do IFAC tem sido uma política continua”.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional destaca ainda que a realização desta capacitação é reflexo do compromisso da atual gestão do IFAC em atuar de forma transparente e ética. "Os cursos  que estão sendo realizados para os servidores, além de fazerem pate de uma política de gestão e de incentivo à capacitação, também contribuem para formação pessoal de nossos servidores, como também para o ambiente de trabalho", ressaltou Gírlen Santos. 

Consultora em Desenvolvimento de Pessoas da Escola de Administração Fazendária, a psicóloga Nancy Salim Marinho explica que durante o curso, que tem um total de 20 horas, os servidores irão desenvolver atividades individuais e também em grupo. Além disso vão poder refletir um pouco mais sobre as situações que ocorrem no trabalho, identificar ações que necessitam ser solucionadas e desenvolver propostas que possam ser efetivadas.

“Precisamos entender que o comportamento precisa ser bem desenvolvido para que os deslizes éticos sejam reduzidos. O curso se inicia com um trabalho focado na área comportamental do servidor e na sequência segue com trâmites da ética, as formas de agir, as sanções, dentre outras temáticas que estiverem relacionada ao profissional público. Precisamos da teoria, mas mais do que isso necessitamos ver todo o conceito na prática”, destacou Nancy Salim.  

Representante da ESAF e responsável pela coordenação do curso em Rio Branco, Francisco Jorge da Silva Santos, explica que a parceria com o Instituto Federal do Acre foi firmada este ano e já resultou na realização de seis cursos. Ele ressalta ainda que para a próxima semana, a partir do dia 24 de outubro, os servidores também serão capacitados na área de realização de pregões. “É uma parceria que auxilia no crescimento da instituição e do servidor público”.