Notícias

Notícias

Visitas em Brasília ampliam diálogo para a internacionalização do IFAC

publicado: 25/10/2016 10h36, última modificação: 03/11/2025 13h30
Reuniões ocorreram na Embaixada Americana e na Faculdade Americana Northern Verginia Community College
Visita-a-Embaixada-Americana-em-Braslia.jpg

Em visita à Embaixada Americana e à Faculdade Americana Northern Verginia Community College (NOVA), em Brasília, a reitora do Instituto Federal do Acre (IFAC), profa. Rosana Cavalcante dos Santos, e o coordenador de Intercâmbio da Pró-reitoria de Extensão, prof. Luiz Eduardo Guedes Conceição, ampliaram diálogos para a internacionalização do IFAC.

A visita à Embaixada Americana ocorreu na quinta-feira, 20, pela manhã, quando foram recebidos pelo assessor Cultural Sênior, Leonardo Natdon, à convite da Consulesa de Visto Janny Gately. A visita teve como objetivo estreitar as relações e definição de como a Embaixada Americana poderá contribuir com programas e assistência a vistos para os EUA.

Durante a visita a embaixada também se comprometeu em solicitar um especialista no ensino de língua inglesa dos EUA para acompanhar a atividade docente dos professores de Inglês e auxiliar nas aulas do IFAC, especialmente no Centro de Idiomas.  Além disso, foram informados todos os programas que a embaixada vem fazendo através da Comissão Fulbright Brasil, comissão para Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil.

À tarde a agenda foi com a Diretoria da Faculdade Americana Northern Virginia Community College (NOVA), a mesma faculdade que o prof. Luiz Eduardo estudou nos EUA no período de janeiro a março de 2016, quando foi selecionado na Chamada Pública para programa de capacitação nos Estados Unidos.

Ele concorreu com professores de toda a Rede Federal na seleção realizada em parceria da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

No dia 18, durante a 68ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) foi assinado memorando de entendimento com o Northern Virginia Community College (NOVA). As Communities Colleges dos EUA se assemelham aos IFs no Brasil por ser mais acessível aos alunos de baixa renda e de locais distantes dos grandes centros, além do ensino técnico e tecnológico.

A profa. Rosana Cavalcante dos Santos e o Prof. Luiz Eduardo reuniram-se com diretora de Planejamento e Iniciativas da Northern Virginia Community College, Stacey Bustillos, e com o diretor de Projetos, Dr. Syedur Rahman. Na agenda, o Diretor de Projetos da NOVA falou sobre a proposta de trabalhos com os IFs de mobilidade acadêmica a partir do ano de 2017.

Durante o encontro a reitora Rosana Cavalcante dos Santos solicitou parceria entre a instituição, mesmo que em proporções menores, para o desenvolvimento de um programa exclusivo com a NOVA, como já possui com o Instituto Politécnico Castelo Branco (IPCB) de Portugal para o intercâmbio de alunos todos os anos. 

Os representantes da faculdade americana se mostraram interessados e agendaram visita da reitora à NOVA para o início de 2017 e uma visita deles in loco no IFAC para conhecer a estrutura e cursos ofertados para elaborarem o programa que teria como turma-piloto de 5 a 10 alunos do IFAC que viajariam para os EUA e de 5 a 10 alunos dos EUA que cursariam disciplinas e realizariam projetos comunitários no IFAC.