Notícias
Campus baixada do sol
Alunos participam do 3º dia da Semana de Aquicultura e Agroecologia do IFAC
Foi intenso o terceiro dia de atividades da I Semana de Aquicultura e Agroecologia realizada pelo Instituto Federal do Acre no Campus Avançado Baixada do Sol. Os alunos participaram de palestras, rodas de conversas e aulas práticas.
Durante a manhã os alunos fizeram um ato em referência ao Dia da Árvore, fazendo o plantio de várias mudas, entre elas plantas alimentícias e mudas do campo. Houve também uma roda de conversa com Cristina Sá e Júnior Roney, alunos egressos do curso de Aquicultura e uma visita à área de reflorestamento no Centro Cultural Lydia Hammes.
Pela tarde os alunos viram documentários sobre agroecologia e uma oficina de inseticidas, fertilizantes e fitotecnia na agricultura orgânica com o professor Sebastião Elviro da Universidade Federal do Acre.
A aluna Bruna Alencar, do 4º período de Agroecologia, participa do evento e conta que o curso e a Semana vem mudando a sua percepção sobre a área de agroecologia: “Minha mente já está mudando para agroecologia desde que eu cheguei aqui em 2015 e eu vejo como aluna do curso que aqui melhorou mais de 50 por cento, a parte do paisagismo da frente está muito melhor, os nossos professores são excelentes. Durante a semana a gente realizou aqui do lado o plantio de feijão, preparamos a área, preparamos um canteiro, foi muito legal. Agora essa aula com professor Sebastião, ele está ensinando a fazer calda bordalesa e outros tipos de defensivos agrícolas que não vão ser tão prejudiciais para as plantas.”
A I Semana de Aquicultura e Agroecologia é idealizada pelos professores e a equipe pedagógica do Campus Baixada do Sol, para incentivar e fortalecer as atividades relacionadas a aquicultura e agroecologia. Pretende ser um espaço de compartilhamento de ideias e vivências entre professores, alunos, egressos e comunidade em geral que se interessem pela temática.

Segundo o professor de Fundamentos de Solo e Sistema Agroecológico, Edvar Silva, a semana é importante pois aproxima os participantes da instituição, dos docentes, estudantes e egressos. Para ele, um evento assim é uma resposta do Instituto à comunidade.
“A semana mostra muito de que o Instituto tem a oferecer para a comunidade, principalmente dos alunos novos e egressos, além de ensinar muito para os alunos do 1º período já que alguns não tem muita noção de que é agroecologia, assim eles conseguem vislumbrar melhor porque estão aqui, para que vieram e o que podem oferecer quando saírem daqui”.
O evento busca despertar os alunos para divulgarem trabalhos em congressos de tecnologia e anima-los para realizarem projetos de pesquisa e extensão, para que assim eles possam usufruir o máximo de experiências positivas nesses eventos.
Na quinta feira, dia 22 de setembro, estão previstas rodas de conversa com a equipe do Complexo de Psicultura : Peixes da Amazônia , e a equipe da Fazenda Boa Esperança: Piscicultura Kioki, além de uma palestra sobre Conservação dos Recursos Hídricos.

