Notícias
Atividades de cooperação técnica com a UNAC ampliam parcerias do IFAC com o Peru
- Foto:
A Universidade Nacional del Callao (UNAC) e o Instituto Federal do Acre (IFAC) assinaram no dia 18, Protocolo de Intenções que abrange atividades de cooperação técnica, científica, educacional e cultural. A UNAC é uma instituição de referência nas áreas de Ciência Pesqueira, Alimentos e Ambiental no Peru, além de oferecer cursos de mestrados e doutorados.
Com a assinatura do Protocolo de Intenções entre as duas instituições são inúmeras as possibilidades de ações conjuntas, conforme disse a Reitora do IFAC, profa. Rosana Cavalcante dos Santos, durante a solenidade realizada com a participação do Reitor Baldo Andrés Olivares Choque, da vice-reitora de Pesquisa Ana Mercedes León Zarate, e do diretor de Cooperação Técnica Internacional, Victor Aurélio Hoces Varillas.
Na solenidade a Reitora Rosana destacou as potencialidades que se abrem com a assinatura do Protocolo de Intenções, dentre as quais a realização de pesquisa aplicada e o uso dos laboratórios da UNAC para o melhoramento do pescado. “Esta parceria é importante para o IFAC na medida em que poderemos desenvolver atividades conjuntas nas áreas da Ciência Pesqueira, de Alimentos e Ambiental”.
A assinatura do protocolo garante, ainda, a possibilidade de criação de grupos de pesquisas, visitas técnicas e mobilidade acadêmica entre servidores e alunos do IFAC. Após a cerimônia a delegação do IFAC, composta pela Reitora Rosana Cavalcante dos Santos, prof. Edvar Sousa Santos, prof. Rossemildo da Silva Santos e Maria Freire, foi convidada a conhecer as instalações do campus da UNAC.
A UNAC foi criada 1966, como Universidade Nacional Técnica del Callao (UNATEC), sendo transformada em 1983 em Universidade Nacional del Callao (UNAC), passando de quatro para onze faculdades e ampliando sua atuação na educação peruana. Em 2015 a UNAC contava com 5.953, distribuídos em onze faculdades, dezesseis escolas profissionalizantes e uma escola de Pós-graduação, com oito cursos de Doutorado e 33 cursos de Mestrado.
