Notícias
Notícias
Atletas e professores comemoram participação do IFAC na Etapa Norte do JIF 2016
Emerson Lima, estudante do IFAC Campus Tarauacá viajou para Manaus-AM pela primeira vez com a delegação do Instituto para competir na etapa norte dos Jogos dos Institutos Federais. Ele representou o IFAC na equipe do futsal que levou bronze no campeonato. “É bom que fazemos novos amigos através do esporte. Dentro de quadra a gente é rival, mas quando saímos somos todos amigos”, disse o atleta que, junto dos companheiros, trocou camisas com os atletas de Roraima no encerramento dos jogos, dia 31 de agosto.
A atitude dos atletas de futsal não foi isolada, mas o companheirismo na equipe e o respeito aos adversários foi visto durante todos os dias de competição. O chefe da delegação do IFAC, professor Emanoel Rogério elogiou os alunos. “A minha satisfação maior, não é só pelo resultado que tivemos, mas pela conduta, pelo comportamento dos nossos alunos nos jogos, a interação com os outros alunos nas disputas das partidas sempre de forma respeitosa, sem desentendimentos. O respeito que eles têm pelo pessoal da delegação. De um modo geral, estou muito satisfeito com o que eu vi aqui em Manaus”, declarou.


A estudante Luzia Neri competiu no atletismo e futsal, participando da etapa regional do JIF pela primeira vez. Orgulhosa do seu desempenho, ela falou sobre o que mais gostou no evento. “Eu achei muito legal porque conheci novas pessoas, fiz amizade com alunos de outros campus do IFAC que eu ainda não conhecia”, disse a atleta que estuda no Campus Tarauacá.
Evolução dos atletas
O professor Emanoel Rogério também comentou sobre a evolução do nível dos atletas do IFAC desde que participaram da etapa norte do JIF em 2015, realizada em Porto Velho-RO. “A avaliação que eu faço dos jogos é extremamente positiva, nós tivemos uma evolução do ano passado para este ano. Pela primeira vez nós trouxemos medalhas nas modalidades coletivas, além das do atletismo”, avaliou.

Em 2015, os atletas do IFAC conquistaram cinco medalhas, sendo uma prata e três bronzes no atletismo e um bronze no xadrez. Neste ano, foram seis medalhas no total. No atletismo, os atletas conseguiram o bronze no lançamento de dardo, salto em distância e no revezamento 4x400m. As outras medalhas foram o bronze do basquete feminino, prata no handebol feminino e bronze no futsal masculino.
O professor Carpergiani Costa destacou que, neste ano, as equipes do IFAC tiveram um padrão de jogo, competindo de igual para igual com os adversários. Ele ressaltou, contudo, a necessidade de melhorar a preparação dos estudantes, contando com as oportunidades criadas com os editais da Pró-Reitoria de Extensão e da Diretoria de Assistência Estudantil, como o Pró-Esporte. “A gente precisa evoluir e, para isso, precisamos de treinamento que não é só bola, é também psicológico, físico e alimentar. E o auxílio do Pró-Esporte vai nos ajudar bastante com esses aspectos neste ano de 2016. Portanto, temos que aproveitar e fazer um acompanhamento correto e cobrar dos nossos alunos”, comentou o docente.
Valorização do esporte
O professor Emanoel Rogério agradeceu todo o investimento que o IFAC tem feito na prática esportiva dos alunos, incentivando a participação deles em eventos esportivos como é o caso dos Jogos dos Institutos Federais. “Eu quero agradecer o apoio que a nossa reitora está dando para as atividades esportivas e que já está colhendo os frutos. O caminho já está aberto, o bloco já está na rua, e isso é importante”.