Notícias

Notícias

Ciências Agrárias, Alimentos e Zootecnia serão áreas prioritárias na parceria com a UNALM

publicado: 02/09/2016 06h36, última modificação: 28/10/2025 16h59
Agenda na Universidad Nacional Agrária La Molina encerra visitas às instituições de ensino superior durante a viagem ao Peru
lamolinaquatro.jfif

- Foto:

O último dia da viagem da delegação do Instituto Federal do Acre (IFAC) ao Peru foi reservado à Universidad Nacional Agrária La Molina (UNALM), quando foi assinado o Protocolo de Intenções na sexta-feira, 19. Com a assinatura do documento será possível desenvolver em conjunto atividades nas áreas de Ciências Agrárias, Pesqueira, Alimentos e Zootecnia, além da criação de grupo de pesquisas e visitas técnicas aos laboratórios.

Na visita à UNALM a Reitora do IFAC, profa. Rosana Cavalcante dos Santos, foi acompanhada pelo prof. Edvar Silva de Sousa, pelo prof. Rossemildo da Silva Santos e pela coordenadora de Projetos Internacionais, Maria Freire da Costa. A delegação conheceu as instalações do Banco Nacional de Sêmen, teve acesso ao Programa de Investigação em Plantas Ornamentais e ao Laboratório de Micologia e Biotecnologia, ligados àquela instituição.

A delegação foi recepcionada pelo Reitor da UNALM, Enrique Ricardo Flores Mariazza, pela Vice-reitora de Pesquisa, Carmem Velezmoro, e pelo Diretor de Cooperação Técnica, Javier Arturo Ñaupari Vásquez. Na ocasião, o Reitor Enrique Mariazza demostrou interesse em conhecer a estrutura educacional do IFAC, considerando que irá implementar a formação técnica na UNALM.

A equipe da universidade fez apresentação dos cursos de graduação oferecidos na instituição, que conta atualmente com oito faculdades nas áreas de Agronomia, Ciências, Ciência Florestal, Economia e Planejamento, Engenharia de Alimentos, Agricultura, Pesca e Pecuária.

Na Pós-graduação Stricto Sensu a UNALM oferece cursos de Mestrado nas áreas de Agronegócios, Administração, Economia Agrícola, Economia de Recursos Naturais e Meio Ambiente e Estatística Aplicada. Os cursos de Doutorados abrangem áreas da Economia dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Sustentável; Ciências Biológicas; Engenharia e Ciências do Ambiente; Agricultura Sustentável; Recursos Hídricos; Ciência animal; e Nutrição.

Referência e agradecimento - Na cerimônia de assinatura do protocolo, a Reitora Rosana Cavalcante dos Santos fez uma referência à potencialidade e influência da UNALM nas Ciências Agrárias, considerando-a uma referência na América do Sul. “Esta parceria é importante para o desenvolvimento entre os dois países, particularmente a potencialidade de realização de pesquisa aplicada, vez que esse é um dos eixos de atuação do Instituto Federal do Acre”.

Ao final da visita a Reitora fez questão de agradecer a receptividade, a atenção e a simpatia de toda equipe da UNALM, que se colocou à disposição para a assinatura do Protocolo de Intenções bem como a disponibilidade em acompanhar a delegação do IFAC às instalações da universidade.

Ao fazer uma avaliação das visitas às instituições de ensino superior do Peru a Reitora Rosana Cavalcante dos Santos destacou o apoio e a recepção à delegação do IFAC, numa demonstração da boa vontade e do carinho que os reitores, vice-reitores e diretores têm pelas instituições brasileiras. “Quero agradecer a todas as instituições que acolheram o IFAC de braços abertos, numa demonstração de que é possível desenvolvermos parcerias com resultados positivos para os dois países. Foram cinco dias de reuniões, assinatura de protocolos de intenções e de visitas pela nossa equipe. Agora é preparar os planos de trabalho em conjunto, em áreas específicas, para que possamos desenvolver a produção e o desenvolvimento de conhecimento científicos, promoção de eventos culturais e esportivos com as instituições peruanas”.