Notícias

Notícias

Cônsul recebe agradecimento do IFAC por apoio à visita ao Peru

publicado: 23/09/2016 10h14, última modificação: 29/10/2025 16h46
Apoio do Consulado do Peru no Acre foi fundamental para que a delegação do IFAC tivesse êxito durante visitas a instituições de ensino superior do país vizinho
visitaconsul.jfif

A primeira atividade com a participação de gestores e alunos das instituições de ensino superior visitadas no Peru, no período de 15 a 19 de agosto, pela delegação do Instituto Federal do Acre (IFAC), será no Congresso de Ciência e Tecnologia do IFAC (CONC&T) com o tema “Despertando Talentos”, e que acontecerá de 07 a 09 de novembro de 2016, no Campus Rio Branco.

Este foi um dos objetivos da visita do cônsul do Peru no Acre, Félix Gérman Vásquez Solis, a Reitoria na manhã da quarta-feira, 21, a convite da reitora Rosana Cavalcante dos Santos, para receber o agradecimento pelo apoio dispensado à delegação do IFAC durante a permanência no país vizinho. Foi a segunda vez que o cônsul visitou a instituição: a primeira foi antes da viagem da delegação quando conheceu o IFAC e os objetivos dos protocolos de intenções.

Ao iniciar a reunião a reitora fez uma avaliação das visitas, destacando que foram extremamente produtivas, enfatizando que os reitores e diretores das instituições visitadas entenderam a importância das parcerias e o potencial de trabalho que podem ser desenvolvidas em conjunto.  “O apoio do cônsul e sua equipe foram importantes nos contatos com as instituições, colaborando com a equipe do IFAC, que agendou as visitas com antecedência, mas a participação do consulado do Acre foi fundamental, contribuindo na recepção que tivemos no Peru”, destacou a Reitora.

O convite para participação em duas mesas redondas no CONC&T será oficialmente formulado pelo IFAC, através da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PROINP), responsável pela organização do evento. O diretor de Pesquisa Edvar de Sousa da Silva, que participou da delegação, disse que alunos e diretores das instituições visitadas demonstraram interesse em participar do congresso, a exemplo do Instituto de Educación Superior Tecnológico Público Jorge Basadre Grohman, em Puerto Maldonado, próximo da fronteira com o Brasil.

O encontro com o cônsul contou com as presenças da reitora Rosana Cavalcante dos Santos, do Pró-reitor de Extensão, Fábio Storch; do Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Pedro Plese; do Diretor de Pesquisa da PROINP, Edvar de Sousa da Silva; e da diretora de Relações Internacionais da PROEX, Illiane Tecchio.

Ações conjuntas - O pró-reitor de Extensão, Fábio Storch, reconheceu a participação e a contribuição do consulado como fundamentais nas relações entre o IFAC e as instituições visitadas. Ele lembrou que, na primeira visita ao IFAC, o cônsul Félix Gérman conheceu as instalações do Campus Rio Branco. “O sucesso no diálogo entre o IFAC e as instituições peruanas deve-se à intervenção do consulado no Acre e este é o momento de agradecer”.

Além da participação no CONC&T, outras parcerias devem ser realizadas em áreas específicas, a exemplo da Escola de Fronteira, que deve ser instalada no Campus Xapuri e desenvolverá ações com o Peru e Bolívia, países que fazem fronteira com o Acre; intercâmbio entre docentes e alunos; troca de experiência em Educação a Distância, entre outras.

A reitora informou, ainda, ao cônsul que o IFAC, com a implantação da Escola de Fronteira, segue orientações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), que estabelece a realização de parcerias com os países da América do Sul, visando fomentar o desenvolvimento científico, tecnológico e fortalecer a interconexão cultural. "A servidora Maria Freire da Costa, diretora de Projetos Internacionais, que acompanhou a visita ao Peru, participou, recentemente de reunião para definir como serão desenvolvidas as atividades da Escola de Fronteira".

O Cônsul Félix Gérman, ao final do encontro recebeu uma lembrança da reitora e disse que o intercâmbio entre o IFAC e as instituições peruanas é importante e que a assinatura dos protocolos de intenções irá estreitar, ainda mais, as relações entre o Brasil e o Peru. “A integração fronteiriça será fortalecida na área da Educação, com estas parcerias ente o IFAC e as universidades visitadas, trazendo conhecimento e estreitando, ainda mais a amizade que existe entre os dois países”.