Notícias
Notícias
Dia D: IFAC realiza mobilização em defesa da Educação
- Foto: Marcelo Maia Gomes Florentino
Com a finalidade de manifestar para a sociedade o posicionamento quanto às novas medidas adotadas pelo Governo Federal que trazem prejuízos à Educação Pública, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) realiza hoje, 29 de setembro, às 15 horas uma mobilização interna. Em todos os campi do IFAC e na Reitoria, os gestores farão a leitura da Carta de Vitória, em defesa da Educação Pública e dos Institutos Federais.
A ação faz parte do Dia Nacional de Mobilização da Rede Federal – Dia D, organizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica (CONIF) que visa dar amplo conhecimento e sensibilizar a sociedade para que se incorporem a este processo de defesa. “Esta mobilização é nacional e institucionalizada, o que garante o caráter apartidário do movimento”, destacou a reitora Rosana Cavalcante dos Santos.
A mobilização tem como objetivo garantir o envolvimento de todos os servidores do IFAC nesse momento em que há uma preocupação dos gestores em divulgar os pontos discutidos durante a realização da 40ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec) e do Congresso Mundial dos Colleges e Politécnicos (WFCP), em Vitória (ES).
Em Cruzeiro do Sul, na quarta-feira, 28, durante o desfile em comemoração ao aniversário de 112 anos da cidade, ocorreu uma manifestação com a participação de estudantes e servidores do IFAC. Com faixas e cartazes, os alunos e servidores demonstraram o apoio à Rede Federal e em defesa da Educação Pública.

Carta de Vitória - O documento faz parte de um conjunto de estratégias pensadas na Reditec, para fortalecer a Rede Federal e para ser instrumento em um processo de mobilização que envolva estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos, parceiros institucionais, comunidades e lideranças em todo o Brasil.
A carta traz o posicionamento da Rede sobre cinco temas específicos:
- A reforma do Ensino Médio;
- A PEC 241, que fixa limites de investimento pelo governo;
- O PL 257, que trata dos direitos trabalhistas,
- O quadro orçamentário e financeiro de 2016;
- A LOA 2017.
Leia aqui a Carta de Vitória