Notícias

Notícias

Em agosto de 2016 três novos Núcleos de Agroecologia e Produção Orgânica foram criados no IFAC

publicado: 01/09/2016 16h08, última modificação: 28/10/2025 16h24
Estes se juntam a quatro outros grupos do setor que vêm, desde 2010, incentivando a Agroecologia e a produção de alimentos orgânicos no Acre formando uma rede de núcleos no Estado
agroecologia_ACRE.png

Os três novos núcleos estão instalados nos municípios de Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Xapuri foram formados em 2016 no âmbito do Instituto Federal do Acre (IFAC) e instituições parceiras por meio de propostas enviadas junto à Chamada 02/2016 realizada pelo CNPq e MAPA.  

Na região de Tarauacá, onde funcionará o Núcleo de Agroecologia de Tarauacá (NATA) serão desenvolvidas atividades de pesquisa, ensino e extensão juntos aos  povos indígenas Kaxinawa e Shanenawa abrangendo os munícipios de Feijó e Tarauacá. Entre as atividades etnoagroecológicas se destacam os estudos de solos, agrobiodiversidade manejada e o resgate de músicas indígenas locais. 

Na regional do Alto Acre o Grupo de Estudos em Agroecologia de Xapuri (GEAX) irá desenvolver ações visando ampliar a produção agrícola e científica e a extensão rural a partir dos princípios da Agroecologia a serem realizados junto assentamentos rurais como: diagnóstico rural, cursos de formação, dias de campo e fichas agroecológicas.

No Juruá o Núcleo de Agroecologia e Produção Orgânica do Vale do Juruá (NEAVAJ) foi criado com o objetivo de implantar e consolidar a agroecologia em Cruzeiro do Sul e região. O NEAVAJ contribuirá para ampliar a produção agropecuária e técnico-científica em Agroecologia.

O público será composto por famílias de projetos de assentamento rural e da comunidade acadêmica do IFAC e instituições parceiras via intercâmbio de experiências, diagnostico socioeconômico,  caracterização da agrobiodiversidade manejada e fomento ao associativismo e cooperativismo na cadeia produtiva e de mercado.

Os três novos Núcleos - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Produção Orgânica da Regional Tarauacá-Envira (Núcleo de Agroecologia de Tarauacá) (NATA) - Este projeto tem como objetivo implantar o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Produção Orgânica da Regional Tarauacá-Envira que através de atividades de pesquisas, ensino e extensão dirigidas a povos indígenas, populações tradicionais e agroextrativistas familiares.

Este projeto abrangerá os munícipios de Feijó e Tarauacá o entanto vai inicialmente desenvolver também atividades junto ao grupo de agricultura sustentável do Campus Sena Madureira-IFAC outro extenso município da área central do Acre.

As atividades deste projeto serão canalizadas na agroecologia e na produção orgânica de alimentos, fibras, produtos florestais e não madeiros marcando a criação do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Produção Orgânica da Regional Tarauacá-Envira. A sigla NATA, resumindo a concepção do novo núcleo de que forma, corresponde então ao Núcleo de Agroecologia de Tarauacá. 

Nesta proposta estão incluídas atividades de pesquisa e extensão em etnoagroecologia que serão desenvolvidas junto a povos indígenas que abrangem os municípios centrais do estado do Acre, Tarauacá e Feijó. As atividades de ensino do NATA junto a esta chamada serão desenvolvidas no Campus Tarauacá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) e com presença te técnicos do Campus Sena Madureira do IFAC onde serão realizadas atividades de capacitação dirigidos a assentamentos agroextrativistas.

Núcleo de Agroecologia e Produção Orgânica do Vale do Juruá (NEAVAJ) que terá nome de fantasia como Núcleo de Estudos em Agroecologia do Vale do Juruá (UFAC Campus Floresta) - (NAVAJ) 

O movimento de Agroecologia e produção orgânica no Acre foi iniciado no início dos anos 90 e atualmente o Estado conta com 320 agricultores orgânicos cadastrados no MAPA, a sua grande maioria localizada na região de Rio Branco.

Neste sentido, a presente proposta tem como objetivo a implantação e consolidação do Núcleo de Agroecologia e Produção Orgânica do Vale do Juruá – NEAVAJ, no âmbito do Instituto Federal do Acre – IFAC, em Cruzeiro do Sul, no extremo oeste da Amazônia brasileira, contribuindo para ampliar a produção técnico-científica e a extensão rural a partir dos princípios da Agroecologia, em parceria com agroextrativistas, povos indígenas e instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural.

O público beneficiado é composto basicamente por 210 famílias assentadas no PA Nova Cintra e PA São Domingos, localizados em municipalidades limítrofes à cidade sede do NEAVAJ, além de parte da comunidade acadêmica do IFAC e instituições parceiras. Esta proposta articulará ações de ensino, pesquisa e extensão e se integrará a rede CVT Agroecologia Acre de forma a capacitar agricultores familiares para práticas Agroecológicas e de Produção Orgânica.

O NEAVAJ também irá promover o intercâmbio de experiências com produtores de outras regiões do estado, diagnosticar socioeconomicamente estes assentamentos, caracterizar atividades de piscicultura, descrever o uso da lenha na produção da farinha de mandioca, caracterizar a agrobiodiversidade dos roçados, promover a diversificação da criação animal, introduzir a meliponicultura nas atividades produtivas e fomentar o associativismo e cooperativismo na cadeia produtiva e de mercado regional.

A proposta será executada em 24 meses e está orçada R$ 93.329,50. A equipe é composta por Engenheiros Agrônomo, Florestal e de Pesca, Biólogo, Pedagogo, Economista, Zootecnista, Médico Veterinário, Técnicos em Agropecuária e Discentes dos Cursos de Agroecologia, Meio Ambiente e Agropecuária. Assim esta proposta pretende promover a interação dos docentes, técnicos e discentes do IFAC com agricultores familiares despertando a percepção dos estudantes e promovendo novas práticas produtivas. O projeto apresenta como contrapartida toda infraestrutura laboratorial e de logística do IFAC Campus Cruzeiro do Sul

Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica de Xapuri, ou seja, Grupo de Estudos em Agroecologia de Xapuri (GEAX)

O objetivo principal da proposta é implantar um Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica, o qual será denominado de Grupo de Estudos em Agroecologia de Xapuri - GEAX, o qual irá contribuir para ampliar a produção científica e a extensão rural a partir dos princípios da Agroecologia para difusão desses conhecimentos para professores, estudantes e suas famílias, assentados, agroextrativistas, agricultores familiares e comunidades rurais em situação de vulnerabilidade social, servindo como referência para o desenvolvimento rural sustentável.

O GEAX terá sua sede no Instituto Federal do Acre - IFAC, campus Xapuri e irá atuar inicialmente nos limites do Município de Xapuri, estado do Acre, direcionando atividades e fundamentos teóricos e práticos da agroecologia para jovens e adultos de comunidades rurais do Município em eventos a serem realizados na própria Instituição e, em particular, na comunidade rural do assentamento denominado Polo Agroflorestal Xapuri II.

Serão realizadas as seguintes atividades no Polo Agroflorestal Xapuri II: Diagnóstico rural da comunidade rural Polo Agroflorestal Xapuri II, dois cursos de formação inicial e continuada sobre Desenvolvimento Rural Sustentável, duas semanas acadêmicas para o curso superior de agroecologia do Instituto Federal do Acre - Campus Xapuri, onde será enfatizada a Campanha Anual para promoção do produto orgânico, dois dias de campo sobre produção orgânica.

Será realizada a implantação de um minhocário, implantação de um viveiro de mudas, a recuperação das margens de um igarapé, implantação de sistemas agroflorestais, o aproveitamento do resíduo de uma casa de farinha, elaboração de duas fichas agroecológicas, o aproveitamento de bambus nativos e plantados, bem como publicações de relatos de experiências e artigos científicos.

Figura 1 - Arranjo institucional dos núcleos associados à Agroecologia e a Produção Orgânica no Acre.

CVT Agroecologia Acre = Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção Orgânica do Acre; (IFAC e UFAC)
NEACRE = Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia e Produção Orgânica do Acre (IFAC e Embrapa Acre);
NAV Juruá = Núcleo de Agroecologia do Vale do Juruá (UFAC Campus floresta e IFAC);
GEAX = Grupo de Estudos em Agroecologia de Xapuri que abriga o Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica de Xapuri (IFAC);
NATA = Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Produção Orgânica da Regional Tarauacá-Envira (IFAC, Embrapa Acre e FCA/UNESP);
NEAVAJ = Núcleo de Agroecologia e Produção Orgânica do Vale do Juruá que terá nome de fantasia como: Núcleo de Estudos em Agroecologia do Vale do Juruá (UFAC Campus Floresta);
NEAPOBAJ = Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica do Baixo Acre e Juruá (UFAC).