Notícias
Campus Cruzeiro do Sul
Estudantes do IFAC Campus Cruzeiro do Sul conquistam o pódio na Startup Juruá
Estudantes do Campus Cruzeiro do Sul participaram, nos dias 16 a 18 de setembro, da primeira edição do Startup Juruá. O evento que é parte da programação da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia ocorreu no Centro Estadual de Educação Permanente (Cedup) de Cruzeiro do Sul. O IFAC foi representado por quatro equipes na competição, cerca de 16 alunos, e alcançou o pódio com duas equipes cujas ideias ficaram em 1º e 3º lugar.
“Os meninos nunca tinham ouvido nem falar de startup. Então trouxeram uma palestra sobre o evento para o Campus e eles gostaram e alguns já até conversaram comigo sobre as ideias”, relatou o professor de informática Cássio Barbosa Noronha. Ele foi quem incentivou os estudantes a participarem do evento.
Durante as 54 horas de evento, as equipes desenvolveram protótipos de aplicativos com diferentes utilidades. A equipe do IFAC que ficou em 1º lugar desenvolveu o Fast Motors, um aplicativo semelhante ao Uber, mas voltado para mototaxistas e seus clientes. A proposta é oferecer um aplicativo com informações, por GPS, sobre o profissional mais próximo do cliente.
Outro aplicativo que subiu no pódio foi o Promotest, que alcançou o 3º lugar na competição. A proposta é oferecer um aplicativo no qual as empresas de construção, eletrodomésticos e vestuário poderiam fazer a publicidade de suas promoções. O líder da equipe, estudante do 4º ano do integrado em Agropecuária, Geilson Rocha disse que a ideia inicialmente era outra, mas que após reunião da equipe chegaram a escolha do Promotest. “Foi a minha primeira experiência num evento assim e foi muito construtivo tanto profissional como intelectualmente. Ficamos muito envolvidos discutindo as ideias e pudemos aprender como funciona uma empresa, o que só víamos em filmes mas conseguimos colocar em prática”, disse o estudante.
Além dos alunos do IFAC, os professores Cássio Barbosa Noronha e Maria Ederlene da Silva Correia também participaram do evento com uma equipe. A docente avaliou a participação do IFAC e sua primeira experiência em um startup como positiva. “Nossos alunos deram um show em criatividade e ideias inovadoras na Startup Juruá. Foi minha primeira experiência, gostei muito de participar e de conhecer aplicativos que vão implementar em minha pesquisa de mestrado. Minha equipe composta pelo Cássio e pelo aluno Neto desenvolveu um aplicativo chamado ‘Sonhos de Concursos’ que foi muito elogiado pela banca avaliadora”, compartilhou a docente.
A proposta do aplicativo “Sonhos de Concursos” seria servir como um suporte para as pessoas estudarem para concursos públicos. O professor Cássio explicou que o nome foi um trocadilho com a expressão sonho de consumo.
O IFAC ainda foi representado por outra equipe que apresentou um protótipo de aplicativo chamado Busca Preço, no qual os supermercados poderiam cadastrar suas promoções e o cliente teria a chance de comparar os preços dos produtos em cada estabelecimento.
“Os nossos alunos ficaram muito entusiasmados. No final do evento eles foram entrevistados e até os que não conseguiram ficar entre os três primeiros disseram que a experiência abriu a visão deles”, disse o professor Cássio.
As quatro ideias selecionadas receberão como prêmio a consultoria e orientação da Sect, do Sebrae e da Fabriq, empresa do ramo que está se estabelecendo no estado.
Os estudantes, incentivados pelo professor Cássio, também estarão com suas ideias na terceira edição da TechWeek, a semana de Tecnologia do IFAC que será realizada no Campus Rio Branco, de 5 a 8 de outubro e terá como tema “Startups: semeando ideias tecnológicas”.

