Notícias
Campus Rio Branco
Formação docente foi o tema da abertura da Jornada Inclusiva
- Foto: Manassés de Oliveira Carvalho
A primeira edição da Jornada Inclusiva do Campus Rio Branco do IFAC teve início na noite desta quarta-feira, 31 de agosto, com auditório lotado e muitas reflexões sobre a importância da temática para a formação dos profissionais da Educação.
A coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Campus Rio Branco, Profa. Valdirene Oliveira, abriu o evento afirmando ser a Jornada a realização do planejamento de um ano, visando despertar servidores e alunos, sobretudo aqueles que serão futuros professores.
Representando a Direção do Campus, o Prof. César Gomes, diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, elogiou o trabalho da equipe do NAPNE e as parcerias organizadas.
Entre as instituições parceiras estavam presentes Dilaine Maria, do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Profa. Nina Rosa, da Universidade Federal do Acre – UFAC, e Socorro Rodrigues, coordenadora do Centro de Apoio ao Surdo – CAS.
Profa. Lucilene Acácio, pró-reitora de Ensino do IFAC, na solenidade de abertura representando a reitora, Profa. Rosana Cavalcante dos Santos, fez um breve relato da expansão das atividades dos NAPNEs e da gestão, como o planejamento para a adequação dos espaços para a acessibilidade. “Os Institutos Federais são essencialmente inclusivos. Precisamos é consolidar o que já está no papel e este é um trabalho coletivo, todos precisam vestir a camisa e colaborar”, disse.
Palestra
Na primeira noite da Jornada Inclusiva o tema da palestra foi “Formação docente sobre Inclusão Escolar” e foi ministrado pela Profa. Dra. Ediclea Mascarenhas Fernandes, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que representou a Profa. Dra. Cristina Delou, da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Ela narrou a experiência do primeiro Mestrado em Diversidade e Inclusão da UFF com seus desafios e sucessos. “Não adianta acumular títulos se não se sabe lidar com o outro”, instigou. A apresentação trouxe citações e imagens de práticas pedagógicas e ofertou muitas dicas para educandos e educadores. A transversalidade, multiculturalidade, a fenomenologia da percepção e habilidades técnicas também foram exemplificadas. “Imaginem Stephen Hawking (um dos maiores cientistas da atualidade), um gênio que precisa que alguém o acompanhe ao banheiro. Temos cuidadores e local apropriado para receber um aluno como ele?”, fez refletir.
O público da Jornada Inclusiva aproveitou para interagir com a palestrante. O aluno do curso Técnico em Recursos Humanos, Adriano Pinto Araújo Maruí, dialogando na Língua Brasileira e Sinais (LIBRAS) agradeceu ao IFAC a promoção do evento e a apresentação da palestrante convidada, manifestando seu desejo de ser um futuro aluno do Mestrado que ela citou.
Programação
A primeira edição da Jornada Inclusiva do IFAC acontece até sexta-feira, dia 02, no Campus Rio Branco. Minicursos acontecem todas as tardes e palestras à noite. Confira a programação e imagens do primeiro dia no facebook Rede IFAC.

