Notícias
Notícias
IFAC e Governo assinam Termo de Cooperação para pesquisas e estágio em Piscicultura
“Não é só um ato de cooperação, é um grande passo para a Piscicultura”. Assim definiu o governador Tião Viana o ato de assinatura do termo de cooperação entre o Instituto Federal do Acre (IFAC) e o Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), realizado nessa quarta-feira, 21.
O Termo de Cooperação tem como objetivo a realização e desenvolvimento de pesquisas em Piscicultura no Estado, com a participação de docentes e alunos do IFAC, em uma das áreas que vem recebendo investimentos do Governo no Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia.
Com relação ao convênio o governador Tião Viana enfatizou que é a consolidação de um pensamento de tecnologia avançada na Piscicultura. “Aqui fizemos um arranjo do que há de melhor para o setor. O que essa experiência poderá gerar de produtividade é impressionante”.
A reitora do IFAC, profa. Rosana Cavalcante dos Santos, destacou o momento histórico para o instituto no momento em que irá coordenar as pesquisas na área da Piscicultura, trazendo benefícios para o Estado e para a sociedade. “Nossa missão como instituição pública é trabalhar para a sociedade realizando pesquisas aplicadas às demandas locais, com a participação dos nossos professores”.
Estágio e Pesquisa - Para a reitora a parceria é de extrema importância, já que possibilitará aos alunos estágio com toda a estrutura necessária. “Essa parceria com o governo e a iniciativa privada vai possibilitar pesquisas de alto nível. Nós temos no nosso quadro professores e pesquisadores, especialistas na área de ração e manejo que serão úteis para as pesquisas voltadas para essa cadeia”, destacou a reitora.
A parceria, de acordo com o secretário da Indústria, do Comércio, e dos Serviços Sustentáveis, Sibá Machado, é fundamentada na pesquisa, conhecimento e desenvolvimento da cadeia produtiva do peixe, uma luta antiga como deputado federal. “Esta parceria é a aplicação prática do Código Nacional de Ciência e Tecnologia, uma lei que trabalhei durante cinco anos na Câmara para chegarmos a essa conclusão”. O secretário afirmou, ainda, que através do Termo de Cooperação será possível unir os conhecimentos da empresa com o instituto federal. “Disso vamos gerar a primeira patente para a produção de uma ração especial no Acre”.
Já o diretor-presidente da Peixes da Amazônia, Fábio Vaz, enfatizou que a cadeia do peixe está em ascensão e com o termo de cooperação a tendência é se consolidar. “Esse elo com a pesquisa é importantíssimo. A gente precisa de conhecimento e o desenvolvimento em várias frentes. Toda a infraestrutura da Peixes da Amazônia está disponível para a realização das pesquisas”.
Acompanharam a reitora na solenidade os pró-reitores de Extensão, Fábio Storch, de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Pedro Plese, de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gírlen Nunes, de Administração, José Claudemir, e a diretora-geral do Campus Avançado Baixada do Sol, Hévea Maciel, que compôs o dispositivo do evento.


