Notícias

Notícias

IFAC participa de reunião com governo do Estado para definir nova ração para peixe

publicado: 21/09/2016 09h06, última modificação: 29/10/2025 13h04
Participação do IFAC inclui, além de estudos da nova ração, a coordenação de pesquisas na área da Piscicultura
Rao-para-peixe.jfif

Com o objetivo de definir uma nova ração para o pirarucu foi realizada nessa terça-feira, 20, no gabinete do governador, reunião com a participação da reitora Rosana Cavalcante dos Santos, da diretora do Campus Avançado Baixada do Sol, do governador Tião Viana, do diretor da Peixes da Amazônia, Fábio Vaz e do Projeto Pacu.

Na reunião o diretor da Peixes da Amazônia, Fábio Vaz, disse que o Estado está investindo na criação de pirarucu intensiva, e que existe um esforço institucional por uma nova ração para dar maior competitividade ao peixe acreano. “Esta nova fórmula pode garantir a diminuição de custos e garantir o desenvolvimento do pescado na região. Por isso pedimos ajuda ao governo do Estado, IFAC e Projeto Pacu para fecharmos essa reformulação”.

O secretário de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis, Sibá Machado, também participou do encontro para definir os estudos. Para ele, há uma garantia de sucesso muito grande para a cadeia produtiva do pescado no Acre. “Mas sabemos que o ponto de equilíbrio é a ração. Então, com este gesto, vamos trabalhar numa ração específica do Acre, para avançar em garantia e competitividade.”

A reitora do IFAC, profa. Rosana Cavalcante dos Santos, destacou a importância do convite do Governo do Estado para coordenar a pesquisa na área da Piscicultura, através da assinatura de Termo de Cooperação com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens).

A parceria prevê a participação de docentes, que realizarão pesquisas, e alunos da instituição, através de estágios. “A profa. Hévea Maciel, engenheira de pesca, está realizando visitas aos produtores, coletando informações para iniciar as atividades dentro do está previsto no plano de trabalho do Termo de Cooperação”, disse a reitora.