Notícias
Assistência estudantil
O que é?
A Assistência Estudantil do Ifac é composta principalmente por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e/ou técnicos em assuntos educacionais que formam as equipes técnicas da Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil (órgão gestor na reitoria) e dos Núcleos de Assistência ao Estudante (Naes) dos campi, tendo como arcabouço a Política de Assistência Estudantil (Paes) que é pautada no Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).
A Política de Assistência Estudantil - PAES trata de um conjunto de princípios e diretrizes que visam diminuir as desigualdades sociais no âmbito educacional, garantindo o acesso à educação de qualidade, a permanência e conclusão de curso dos estudantes do IFAC, agindo de forma preventiva nas situações de retenção e evasão, baseado no direito que todos têm de satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem, de participação social e de continuidade em todos os níveis de ensino para que o direito e o acesso à educação, de fato, se realize.
A busca por essa garantia se dá através de ações que poderão ser desenvolvidas nas seguintes áreas, conforme decreto 7.234/10:
I - moradia estudantil;
II - alimentação;
III - transporte;
IV - atenção à saúde;
V - inclusão digital;
VI - cultura;
VII - esporte;
VIII - creche;
IX - apoio pedagógico; e
X - acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.
Dentre as várias atribuições, destacam-se, conforme Resolução nº 35/2018:
- Promover o acesso, a permanência e a conclusão de cursos, com vistas à inclusão social e democratização do ensino.
- Criar programas de auxílio e acompanhamento aos educandos objetivando a prevenção dos índices de retenção e evasão.
III. Promover a inclusão social fomentando igualdade de oportunidades entre os discentes.
IV Estimular a formação integral, a criatividade, a reflexão crítica, a inserção nas atividades e o fomento nas ações: culturais, esportivas, artísticas, políticas, científicas e tecnológicas.
- Estimular os discentes à participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão visando produção do conhecimento científico.