Notícias

Campus baixada do sol

Piscicultura no Acre é tema de roda de conversa no Campus Baixada do Sol

publicado: 22/09/2016 12h57, última modificação: 29/10/2025 16h34
Atividade compõe programação da 1ª Semana de Aquicultura e Agroecologia
piscicultura-semana-cbs1.jfif

O Campus Avançado Baixada do Sol está realizando de 19 a 23 de setembro sua 1ª Semana de Aquicultura e Agroecologia. Na programação, palestras, oficinas, dia de campo, exibição de curtas metragens e rodas de conversa, como a que ocorreu na manhã desta quinta-feira, 22, sobre o tema “Piscicultura no Acre”.

A atividade mediada pelas professoras Maralina Torres e Guiomar Almeida teve como convidados o representante do Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia e engenheiro de pesca, Cleanderson Ferreira e o produtor da Fazenda Boa Esperança Piscicultura Kioki, Kionori Kioki.

A roda de conversa teve início com a fala do representante da Peixes da Amazônia que proporcionou uma visão geral sobre o complexo de piscicultura, explicando as fases da produção, o potencial do mercado e as oportunidades para os pequenos produtores. “Foi muito esclarecedor, inclusive para os nossos alunos que são produtores poderem aderir a esse projeto que oferece além de subsídio para compra de ração, a assistência técnica que pode ajudar os produtores”, avaliou a professora Maralina.

O produtor Kionori Kioki também falou aos estudantes sobre sua experiência na piscicultura, área em que atua há mais de 25 anos. “A gente convidou o Seu Kionori que é um produtor de muito tempo no estado do Acre, um dos primeiros nessa área, e ele contribuiu muito trazendo as experiências e informações sobre como se trabalha na propriedade dele, quais os desafios com peixe ainda hoje. A fala dele trouxe muito a acrescentar para os nossos alunos que estão iniciando”, disse a professora Maralina. Ao final de sua fala, o produtor aconselhou aos estudantes que aspiram a trabalhar com produção de peixe: “quem vai começar a criar peixe, a primeira coisa que aconselho é aprender com pouco para depois avançar”, disse.

O aluno do 3º período de Aquicultura, Jackson Araújo Rodrigues aproveitou a roda de conversa para tirar dúvidas sobre a produção de peixes. Para ele, as falas foram boas por trazerem informações sobre o mercado atual e o potencial de crescimento. O estudante comentou ainda sobre o aprendizado proporcionado pelo evento e pelo curso de Aquicultura, tendo em vista que pretende investir na produção de pescado. “Tenho uma pequena propriedade de família e os conhecimentos que estou aprendendo aqui no IFAC vou levar para lá e montar uma equipe com meus colegas para trabalhar na área de aquicultura”, afirmou.