Notícias

Campus Rio Branco

Alunos da Escola Estadual Glória Perez vencem torneio do IFAC

publicado: 03/04/2017 06h20, última modificação: 24/11/2025 14h51
Atualmente, os estudantes estão cursando o 3º ano do Ensino Médio, no campus Rio Branco
32971337994_b7109eb417_z.jpg

Estudantes dos cursos técnicos Integrados do Instituto Federal do Acre (IFAC) e do 3º ano da Escola Estadual Glória Perez foram os protagonistas do Torneio Integração, realizado na tarde do dia 30 de março, no campus Rio Branco. Os jogos de futsal, que fizeram parte da programação de inauguração do Ginásio Poliesportivo Juliana de Souza Dantas, contaram com disputas entre times femininos e masculinos. As atividades, que tiveram início às 13 horas, se estenderam até às 19 horas.   

Ao todo, 17 equipes disputaram a competição, sendo que os times femininos os primeiros a estrear a quadra. Formado por alunas de diversos períodos do curso técnico Integrado em Informática, o time Passa Nada/Fome de Bola jogou contra as alunas da Escola Estadual Glória Perez, que formaram a União das Mulheres que Batem um Bolão (UMBB). A partida, que chegou até os pênaltis, terminou em 2 a 1 para o time UMBB.

Para Elane Lima, que cursa o 3º período em Informática e que também fez parte do time Passa Nada/Fome de Bola, a inauguração da quadra era esperada pelos estudantes do IFAC há anos. “Foi uma experiência muito boa participar da competição. Jogamos com outra escola, mas também recebemos a nossa quadra. A expectativa para esta inauguração era muito grande, pois há anos esperávamos esta entrega”.

Também integrante do time feminino do IFAC, Cristina Silva, estudante do 5º período em Informática, ressaltou a importância das instituições de ensino incentivarem o esporte. “É inadmissível que uma instituição de ensino não tenha uma quadra, pois é preciso incentivar o esporte. Além disso, é uma pena que não tínhamos mais equipes (femininas) na disputa, mas acredito que agora teremos todo o apoio, pois temos o nosso ginásio”.

Os jogos com os times masculinos foram iniciados após a final feminina. Ao todo, foram realizadas oito rodadas até que os primeiros vencedores começassem a surgir no quadro de jogos. Entre os times que disputaram estavam: Juventus GP e Nike FC; Borussia Dortmund e The BOT’s; Red Bull e Merengue; Atlético de Madri e IFAC FC; Leicestes City e Integrado em Informática 4º Período; Pedreiros FC e IF Obscuro, Storm Wolf e Alfaiates, Acre Flanáticos e o vencedor da primeira rodada, Nike FC.

Após as disputas da segunda rodada de jogos, os semifinalistas foram Nike FC e Merengue, que venceu a partida por 3 a 1. E ainda Atlético de Madri e IF Obscuro, que teve o time “espanhol” como vencedor por 3 a 1.

A disputa final ficou entre Merengue e Atlético de Madri. Devido ao empate, o jogo também foi para decisão nos pênaltis, tendo o time Merengue, formado por alunos do Glória Perez, como vencedor por 5 a 4.

Wanderson Santos do Nascimento, que é estudante do 3º ano do Glória Perez e representante do time Merengue, conta que foi emocionante conquistar o primeiro lugar na competição e ainda elogiou o novo espaço esportivo do IFAC. “O ginásio está ótimo e ficamos muito felizes de poder participar da competição com os alunos do IFAC. A nossa escola formou três times para competir no Torneio Integração e foi emocionante ter participado”.

Pró-reitor de Extensão, Fábio Storch, acompanhou as competições durante o período vespertino e ressaltou que o evento teve o objetivo de integrar estudantes, servidores e terceirizados. Segundo ele, a inauguração do Ginásio Poliesportivo também auxiliará na aproximação do IFAC às práticas esportivas.

“Este foi o primeiro Torneio Integração realizado pelo IFAC e para complementar a entrega do ginásio tivemos também apresentações culturais, além da participação de servidores, terceirizados, professores, e ainda estudantes de outras escolas. Foi um evento que proporcionou uma verdadeira integração. Percebemos também a participação da comunidade. E este é propósito da quadra, transformar a realidade do campus, promover a integração de servidores e alunos, para que estes estejam cada vez mais próximos das práticas esportivas”, destacou Storch.

Em relação às ações de Extensão na área de esporte, Fábio Storch informou que já está sendo trabalhada a edição de 2017 dos Jogos do Instituto Federal do Acre (JIFAC). De acordo com o pró-reitor, o Ginásio Poliesportivo Juliana de Souza Dantas será um dos espaços utilizados nas competições. “Vamos dar continuidade a este trabalho (JIFAC), como também dar andamento, este ano, aos editais de Extensão, entre eles os da área esportiva, além do edital Pró-Esporte. Este momento de inauguração é mais uma frente de trabalho e fortalecimento da prática esportiva no IFAC”.