Notícias
Notícias
Curso de Sistemas para Internet recebe conceito 4 do MEC
149098968 - Foto: stokkete
Mais um curso superior do Instituto Federal do Acre (IFAC) foi avaliado pelo Ministério da Educação (MEC). Desta vez, foi o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet a receber o conceito 4, após visita técnica de profissionais que compõem o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A visitação aconteceu entre os dias 01 e 04 de março, no campus Rio Branco.
O conceito avaliatório é uma das etapas para reconhecimento de cursos superiores junto ao MEC. Para isso, a instituição de ensino recebe profissionais que fazem parte do Inep, que são responsáveis por avaliarem a organização didático-pedagógica, corpo docente, discente, técnico-administrativo e instalações físicas. As notas atribuídas a estes itens variam de 1 a 5. O reconhecimento do curso ocorre somente após portaria pelo MEC ser publicada junto ao Diário Oficial da União.
Em funcionamento desde 2014, o curso de Sistemas para Internet tem duração de três anos e conta com turmas nos períodos vespertino e noturno, no campus Rio Branco. Além disso, a graduação faz parte do eixo Informação e Comunicação.
Com foco voltado à formação de profissionais capazes de contribuir para o desenvolvimento, atualização e manutenção de sistemas para internet, o curso de Sistemas para Internet dá ainda possibilidade aos formandos para que estes atuam no desenvolvimento de programas, interfaces e aplicativos, comércio e marketing eletrônicos, além de páginas e portais para internet e intranet.
Além disso, os estudantes são formados para gerenciar projetos de sistemas, inclusive com acesso a banco de dados, desenvolvendo projetos de aplicações para a rede mundial de computadores, como também atuar com tecnologias emergentes como, computação móvel, redes sem fio e sistemas distribuídos.
Coordenador do cursos de Sistemas para Internet, professor Rodrigo Silva Souza, destaca que o conceito dado pelo MEC amplia, não apenas a valorização da instituição, mas também incentiva os estudantes na conclusão do curso.
“Essa nota nos incentivou a cada vez mais melhorar o nosso curso, para que assim possamos buscar a nota máxima (5), em avaliações posteriores. Outro ponto é que o conceito também demonstra a valorização aos estudantes, fazendo com que estes concluam o ensino superior e tendo ainda uma nota quatro em seu certificado”, reforçou o docente.
Pró-reitora de Ensino (PROEN), Lucilene Acácio, destaca que o conceito obtido pelo curso de Sistemas para Internet reflete, principalmente, em sua importância para a sociedade. “Além de mostrar a qualidade do curso, a nota obtida com a avaliação do MEC também reforça a importância destes profissionais junto à comunidade”.