Notícias

Campus baixada do sol

IFAC certifica novos técnicos nas áreas de Desenho da Construção Civil, Aquicultura e Agroecologia

publicado: 18/04/2017 09h42, última modificação: 24/11/2025 17h23
Cerca de 40 estudantes participaram de cerimônia realizada em Rio Branco
DSC_0487.jfif

O Instituto Federal do Acre (IFAC) certificou novos profissionais nas áreas de Desenho da Construção Civil, Agroecologia e Aquicultura. Os jovens, que encerraram os estudos no campus Avançado Baixada do Sol, estão aptos para ingressarem no mercado de trabalho e contribuírem com melhorias para o Estado, conforme explica a diretora da unidade de ensino, Hévea Monteiro. “O Instituto tem a certeza de estar inserindo bons técnicos no mercado de trabalho”.

A cerimônia de certificação, que aconteceu na noite desta segunda-feira (17.04), foi realizada na sede da Secretaria de Estado de Educação, em Rio Branco. Cerca de 40 novos técnicos participaram do evento, que contou com a presença de gestores, professores, familiares e amigos.

De acordo com Hévea Monteiro, a formação dos novos profissionais atende diretamente as áreas econômicas existentes no Acre, sendo estas agrárias ou relacionada à construção civil. Segundo ela, os novos profissionais da área de Desenho da Construção Civil terão oportunidade de atuarem na elaboração de desenhos de projetos estruturais, de construções, estradas e arquitetura, além de também atuarem em todo tipo de instalações.

Já os profissionais formados em Aquicultura, estes estão capacitados a trabalharem na execução, manejo e cultivo de peixes, camarões e outras espécies aquáticas. Além disso, a formação também contribuiu para que os novos técnicos atuem no preparo de tanques e viveiros para cultivo, realização de controle da qualidade de água e solo, por exemplo.

Professor da turma de Agroecologia, Edvar Silva reforçou a importância do profissional para a área de produção familiar, setor que é bastante presente no Estado. “A parte produção da agricultura familiar é muito forte e Agroecologia atende estes pequenos produtores, pois é um ramo que contém maiores cuidados, principalmente com a sustentabilidade na produção. Nós visamos cultivar e criar hoje com a perspectiva de que nossos filhos e netos tenham a mesma terra de qualidade para continuarem cultivando”.

Junio Roney, que já foi estudante de Aquicultura no IFAC, trabalha atualmente como consultor na área. De acordo com o técnico, o curso mudou sua vida. “Antes de fazer o curso, não tinha conhecimento sobre a produção de organismos aquáticos, especificamente de peixes, apesar de sempre ter tido vontade de trabalhar na área. O curso de Aquicultura me ajudou bastante a realizar esse anseio, principalmente em poder ajudar produtores rurais com assistência técnica. O Acre tem hoje grande carência de profissionais, principalmente para área de pescados”, ressaltou.

De acordo com Junio Roney, os novos técnicos em Aquicultura terão grandes oportunidades na a área. “É um mercado que tem muito a ser explorado no Acre, basta ter interesse. Temos um enorme potencial aquícola”, aconselha o técnico.

Reitora do IFAC, Rosana Cavalcante dos Santos, que participou da cerimônia de certificação dos novos técnicos, destacou a importância da certificação para o mercado de trabalho, mas também para a vida de cada jovens formado. “Vejo o campus Avançado Baixada do Sol como uma unidade de ensino que é viva, cheio de vontade. Temos orgulho dos novos profissionais, pois estes escolheram o Instituto para sua formação. Todos os nossos cursos técnicos já contam com reconhecimento do CREA, além de serem formações referências em no Estado. O que temos aqui, não são apenas novos técnicos com formação profissional para o mercado de trabalho, mas cidadãos, pessoas que nos dão orgulho”.

Acesse mais imagens da certificação dos estudantes do campus Avançado Baixada do Sol.