Notícias
Extensão
Alunas do Ifac já somam o maior número de medalhas para delegação do Acre
- Foto: Picasa
Quem vê a estudante Sarah Silva Cardoso, com seu 1,63 m de altura, andando pelos corredores do Instituto Federal do Acre (Ifac) não imagina que dentro de quadra ela se transforma em uma superatleta. Thayanni Rosa de Paula, que estuda no campus Xapuri, junto com Suze Kelly Barbosa, também faz parte do time de atletas do Ifac que além de gostar de esporte, demonstra que a mulher pode fazer e estar onde quiser.
“Pratico esporte desde a época do Ensino Médio. O handebol é considerado um esporte masculino por ter muito contato, mas no Ifac não acreditamos nisso. Pensamos que o lugar da mulher é onde ela quiser, seja para brincar de boneca ou praticar um esporte tido como violento”, destaca Sarah Cardoso.
Atualmente, o time feminino de handebol do Ifac é tricampeão estadual e vice-campeão regional. E nesta quinta-feira (31.08), a equipe avançou mais um passo para a próxima conquista. Após vencer o jogo contra o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) garantiu vaga na final dos Jogos dos Instituto Federais – Etapa Norte.
Thayanni Paula, além de fazer parte do time de handebol do Ifac, também é jogadora de basquete. Segundo ela, a presença das atletas do Ifac nas duas modalidades só vem comprovar que a mulher tem e deve ter espaço no esporte. “Cada vez mais temos procurado ocupar os espaços junto à sociedade. As medalhas que já ganhamos para nossa delegação têm confirmado que a mulher está conquistando seu lugar no esporte”.
Mais fotos no Flickr do Ifac
Suze Kelly, que joga no time de basquete do Ifac, ressalta que o esforço de cada atleta, somado aos treinos, resultou em mais uma vitória para a time. As jovens, nesta quarta-feira (30.08), garantiram medalha de bronze na Etapa Norte dos Jogos dos Institutos Federais.
“Temos mostrado que somos capazes, sim, de praticar esporte, de sermos independentes, e com isso vamos confirmando nosso valor nas atividades esportivas. Toda mulher sabe se cuidar, sabe seu propósito, é forte e vai continuar no esporte para sempre”, garantiu Suze Kelly.
Chaiane Silva dos Santos, Emelly Maryane Campos Cunha, Uélida Maria Feitosa Barroso e Vitória Souza Melo também foram medalhistas na etapa regional do JIF 2017. As jovens garantiram o terceiro lugar no pódio para o Ifac na prova de revezamento 4x400. A disputa foi realizada nesta quarta-feira (30.08), sendo as primeiras a garantirem medalha para o Ifac no JIF 2017.
No tênis de mesa, a aluna Sandrelli da Silva Liberalino marcou presença e garantiu o terceiro lugar no pódio, assim como as estudantes Antônia Laisa Coelho Braz, Maria Cintia Silva de Freitas, Maria Jannayna de Barros Torquato e Naiara de Sales Araujo, que receberam medalha de bronze no xadrez, na modalidade em equipe.
Treinadora do time feminino de handebol, Tanayra Rocha destaca que o esforço e empenho das atletas tem auxiliado na superação dos desafios em cada um dos jogos. Além disso, ela afirma que a sua presença dentro de quadra, como técnica do time, é uma forma de dizer que elas (alunas) podem estar e fazer o que quiserem.
“Fico muito feliz também em saber que trabalho em uma instituição (Ifac) que oportuniza aos alunos e alunas a prática do esporte que eles desejarem. Fazemos questão de que nossas alunas acreditem que o lugar delas é também no esporte. Seja na prática do arremesso de peso, que exige força e físico, seja no handebol, que é considerado um esporte masculino, ou no xadrez, que exige técnica e raciocínio. O que queremos é que elas (alunas) estejam bem e se sintam bem onde elas querem estar”.
A delegação do Ifac na Etapa Norte dos Jogos dos Institutos Federais é formada por 34 atletas mulheres e 38 atletas homens. Nesta edição, acompanham os estudantes, os professores e técnicos: Carpegianni Maia Costa, Emanoel Rogério Fernandes, Jamila Nascimento Pontes, Leilaine Fonseca Ribeiro, Orleinilson Agostinho Rodrigues Batista, Sandro Vargas de Mesquita e Tanayra Feitosa Rocha.