Notícias
Campus Tarauacá
Campus Tarauacá realiza aula inaugural dos cursos técnicos em Administração e Finanças
As diretorias de Ensino e de Administração e as coordenações dos cursos Técnico de Administração e Técnico em Finanças do campus Tarauacá, realizaram, nos dias 31 de julho e 1º de agosto, aula inaugural dos cursos subsequentes, de forma diferenciada para os alunos, com depoimentos de profissionais que atuam nas duas áreas.
A atividade contou com a parceria do Banco do Brasil, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Florestais (Sedens) e do Frigorífico Frigordo, além da participação de servidores da unidade. Antes das palestras a equipe gestora e os coordenadores dos cursos foram apresentados aos cerca de 90 alunos dos dois cursos.
O coordenador do curso Técnico de Finanças, Carlos Roberto Ribeiro da Silva Junior, considera que eventos dessa natureza estimulam os recém-chegados quanto às possibilidades de crescimento. “O exemplo real, do dia-a-dia, com pessoas do cotidiano do aluno é algo extremamente instigante à dedicação aos cursos. Também as parcerias sinalizam para um futuro de cooperação”.
Palestras


Nas palestras do servidor Manoel Clealdo Coelho, coordenador de Biblioteca do campus, e do administrador Francisco Assis Souza de Araújo Filho, representante da Sedens no município, o foco foi sobre o profissional formado em Administração. Os profissionais explicaram sobre as atividades desenvolvidas pelos técnicos em Administração e a importância do conhecimento adquirido durante o curso para a organização empresarial e pública.


Em outra palestra, o professor Richarles de Araújo Souza, docente de Economia do Ifac, e o gerente do Banco do Brasil, Jairo Martins, consideraram acerca do Técnico Financeiro sobre competência e importância administrativa.
O empresário José Teles de Oliveira Filho, do Frigorífico Frigordo, relatou a experiência de instalar no município o empreendimento que serve de motivação aos alunos, além de incentivar futuras parcerias com o Ifac, no sentido de contratar alunos egressos dos dois cursos.
Ele considerou a iniciativa positiva de dialogar com alunos e mostrar que é possível empreender no município em que nasceu. “Que os alunos aproveitem essa grande oportunidade que o Ifac propicia com esses cursos de Gestão e Negócios. Acredito que todos precisam de força de vontade para nos reinventarmos”.
Ao final das palestras, a equipe gestora da Assistência Estudantil do campus realizou apresentação das ações desenvolvidas através dos editais de Auxílio Permanência, explicando os procedimentos para participação dos alunos.
Avaliação
A Pedagoga Maria do Socorro Alves de Macedo considera que as palestras foram produtivas e as pautas voltadas para desenvolver o interesse dos alunos e estimular o aprendizado dos participantes.
O diretor de Ensino, Antonio Fernando de Souza e Silva, disse que as palestras foram importantes e valorizam as propostas dos cursos, instigando novas perspectivas para os alunos e possibilidades de desenvolvimento para o município de Tarauacá e a regional Tarauacá/Envira.
Já o coordenador de Administração, Bartolomeu Lima da Costa, destaca que o evento possibilita aos alunos o entendimento sobre o mercado de trabalho em que atuará de uma maneira mais objetiva, através do depoimento dos palestrantes que já atuam na profissão.
