Notícias

Campus Rio Branco

Estudante do Ifac vence etapa regional do Prêmio IEL de Estágio e segue para competição nacional

publicado: 24/08/2017 09h23, última modificação: 08/01/2026 17h08
José Francisco Jardim cursa Tecnologia em Sistemas para Internet, no campus Rio Branco
jos_francisco_estagiario.jpg

“Meu sonho é ser professor universitário e trabalhar com pesquisa”. A frase é do estudante José Francisco Jardim, aluno do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do Instituto Federal do Acre (Ifac) e vencedor da etapa regional do Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio. O jovem, que agora irá representar o Acre na competição nacional, é autor do sistema “!Fale – Gerenciamento Eletrônico de Manifestações”.

Segundo José Jardim, o projeto está sendo testado em duas praças da Central de Serviços Públicos (OCA) de Rio Branco e tem sido utilizado para coletar informações relacionadas aos atendimentos feitos pela Central de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de Rio Branco (praça Vermelha) e pelo Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos do Acre (praça Rosa).

O estudante conta que as atividades para desenvolvimento do sistema se iniciaram há um ano e que com apoio do professor Marlon Amaro Coelho Teixeira, docente do Ifac da área de Informática, conseguiu dar andamento à proposta. “Fico muito feliz com a premiação e em saber que o meu projeto tem contribuído para melhorias no atendimento ao público, além de ter se tornado fruto de uma parceria entre o Ifac e as secretarias de Gestão Administrativa e Planejamento”, destaca José Jardim.

A ideia de criar o !Fale surgiu ao perceber a complexidade e o tempo gasto na tabulação e extração dos dados relacionados aos atendimentos da OCA Rio Branco. A partir da implantação do sistema, a unidade passou a coletar os dados com mais facilidade sobre os níveis de satisfação dos usuários que são atendimentos na Central de Serviços Públicos da capital. A expectativa é que a OCA do município de Xapuri seja a próxima unidade a receber o sistema.

“Fiz a proposta de criação do sistema para diretoria e me pediram para criar o protótipo. A partir daí dei início ao projeto, com a coleta de informações, dados, estudos sobre a estrutura de gestão da OCA e a programação do !Fale. Hoje é possível perceber que além de contribuir para um melhor atendimento e ampliar a transparência da unidade, o sistema também resultou em economia para a instituição”, conta José Jardim.

OCA Rio Branco

De acordo informações da OCA Rio Branco, o cidadão sempre teve a opção de se manifestar por meio de formulário de papel, registrando sua satisfação, fazendo elogios, sugerindo ou fazendo reclamações, porém o !Fale informatizou esse processo, que foi coordenado pela Gestão da Qualidade da Diretoria OCA.

Segundo a instituição, o trabalho não gerou qualquer custo para o Estado e contribuiu para a padronização dos métodos de coleta de manifestações, otimizando o tempo para organização de feedbacks com o cidadão, solução de problemas relatados, além de também ter diminuindo o tempo na geração de relatórios, implementando transparência das ações através da internet e a economia de gastos públicos e recursos humanos.

Prêmio IEL de Estágio

Criado com objetivo de incentivar as empresas e instituições de ensino a buscarem excelência em seus programas de estágio, o Prêmio IEL de Melhores Práticas de Estágio é desenvolvido desde 2007 pelo Instituto Evaldo Lodi (IEL), pertencente à Confederação Nacional da Indústria.

Além de premiar as melhorias iniciativas, o projeto visa garantir a conexão entre o público acadêmico e o mercado de trabalho, sempre pautado no cumprimento da Lei 11.788/2008 que trata do processo de estágio.

(Com informações do Blog da OCA e Portal da Indústria)