Notícias
Campus Rio Branco
Gincana esclarece sobre o perigo das drogas para alunos do Ifac
Não é somente na sala de aula que os alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do campus Rio Branco adquirem conhecimento. Exemplo de que é possível aprender, também, solidariedade e prevenção contra as drogas, com a realização de tarefas foi demonstrada na manhã desta sexta-feira (03.08), durante a primeira etapa da II Gincana Integrada do Ifac.
O objetivo do evento, que este ano tem como tema “Prevenção às Drogas”, é promover o conhecimento, a solidariedade e integração dos alunos. “Nosso objetivo é sensibilizar os adolescentes levando-os a reconhecer e resistir às influências que poderão estimulá-los a conhecer ou usar drogas, além de informar sobre drogas e seus efeitos por meio das atividades lúdicas da gincana”, diz a coordenadora da Assistência Estudantil, Vanessa Paskoali.
Mais fotos no Flickr do Ifac
À frente da organização está a Coordenação de Assistência Estudantil, a Coordenação de Comunicação e Eventos, a Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão e a Diretoria de Administração, Manutenção e Infraestrutura do campus Rio Banco. Segundo Vanessa Paskoali, o envolvimento dos servidores do setor, dos professores e dos alunos tem contribuído para o sucesso da atividade.


Animação
As turmas foram divididas em equipes nas cores laranja, rosa, roxo, verde, azul, preto, amarelo e vermelho, tendo como padrinho um docente das disciplinas ministradas. O primeiro dia da gincana aconteceu no Ginásio Poliesportivo Juliana Dantas e constou de apresentação das bandeiras das equipes e seus padrinhos, o grito de guerra, paródia e torcida mais animada.
A apresentação das equipes foi comandada pela equipe da Assistência Estudantil, com Vanessa Paskoali e Jorgenete Ferreira, com o apoio dos servidores do campus Rio Branco, José de Arimatéia, Kênia Leitão e Amélia Monteiro. Uma mesa de jurados, responsável por julgar os itens, é formada por Márcia José, Ana Lúcia Vidal Barros, Társsio Luna da Silveira, Ricardo da Silva Souza e Joycilene da Silva.
A cada entrada das equipes muita animação dos alunos e dos padrinhos, que se envolveram com as tarefas e fizeram barulho com megafone e estouro de balões. Comandaram as equipes os docentes Erasmo Menezes de Souza (Equipe Laranja), Valdinéia Tomaz (Equipe Rosa), Diego Canizio (Equipe Roxo), Breno Carrillo (Equipe Verde), João Cabral (Equipe Azul), Sérgio Torres (Equipe Preto), Erlande D´Ávila (Equipe Amarelo) e Flávio Miranda (Equipe Vermelho).
No segundo dia da gincana, que será realizada nesta sexta-feira, haverá a participação dos alunos no quiz de perguntas e respostas com conteúdo das disciplinas de Matemática, Humanas e Informática, a apresentação de um vídeo produzido pelas equipes sobre o tema da gincana e ainda brincadeiras.
Ação solidária
A primeira tarefa das equipes foi realizar uma ação solidária com a arrecadação de alimentos que serão distribuídos às entidades locais que trabalham com prevenção e recuperação da dependência química. No período de 31 de julho a 1º de agosto, as equipes arrecadaram os itens como produtos de higiene pessoal e de limpeza e alimentos.
A vencedora da tarefa foi a equipe Verde, formada pelos alunos do 1º Ano A Informática para Internet. Por ter vencido esta tarefa, a equipe já iniciou a gincana com 500 pontos. “Com relação a primeira prova, da arrecadação de alimentos, foi satisfatória, só de arroz os alunos conseguiram arrecadar mais de 127 quilos, além de outros produtos”, disse o padrinho da equipe, Breno Carrillo.


A gincana, para Carrillo, é uma atividade importante pois conscientiza os alunos na prevenção contra o uso das drogas. “É uma festa bonita e o objetivo não é ganhar, e sim colaborar para que a gente consiga realmente prevenir para que essa juventude não embarque nesse submundo e, além disso, contribuir com as instituições que serão beneficiadas com a doação dos alimentos”.
Aluno do 2º Ano A Integrado, Luan Rodrigo, da equipe Preto, diz que participar da gincana é uma oportunidade que os alunos dos cursos integrados têm de se conhecer. “A gincana é uma oportunidade sensacional de integração e, além disso, promove uma campanha contra as drogas, que infelizmente é o que está ao nosso redor e temos que nos prevenir”.
