Notícias

Reitoria

Ifac disponibiliza atendimento online para alunos através de sistema informatizado

publicado: 28/08/2017 11h09, última modificação: 08/01/2026 17h57
Desde dezembro de 2016, estudantes e docentes do Ifac contam com a ferramenta para auxiliar nas atividades acadêmicas
siga-1.jfif

- Foto: Picasa

Alunos dos cursos de graduação do Instituto Federal do Acre (Ifac) têm contado com apoio de um sistema informatizado para facilitar o dia a dia acadêmico. Em funcionamento desde dezembro de 2016, o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) tem auxiliado os estudantes na consulta das notas, lista de frequência, histórico escolar, além do acesso aos componentes curriculares de cursos, estrutura curricular, turmas e calendário acadêmico.

O diretor de Gestão de Tecnologia da Informação do Ifac, Djameson Oliveira, explica que o SIGAA é mais um dos produtos do Sistema Integrado de Gestão, lançado em outubro do ano passado. Segundo Oliveira, o SIGAA está disponível e validado para acesso de docentes e estudantes, porém em fase de execução pelas Pró-Reitorias de Ensino, Extensão e Pesquisa, as etapas de criação de atos normativos, parâmetros, fluxos e definição de papéis administrativos. Segundo ele, após o encerramento desta fase, o sistema acadêmico estará totalmente consolidado na instituição.  

Acesse e se cadastre no SIGAA

Djameson Oliveira informa que todos os alunos dos cursos de graduação do Ifac já se encontram autocadastrados no sistema e que é a partir do primeiro acesso que o estudante irá definir sua própria senha. Após esta etapa, o discente passa a ter acesso de forma online a todos os serviços disponíveis no SIGAA.

“O SIGAA também disponibiliza aos alunos a reposição de avaliação, verificação do acervo de biblioteca, bolsas, interação com a coordenação de curso, fóruns, verificação de plano de curso, disciplinas e conteúdo programático e ainda acesso ao Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais”, explica o diretor.

Atualmente, o SIGAA está vinculado às Pró-Reitorias de Ensino (Proen), Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação (Proinp) e Extensão (Proex). O sistema é responsável pela informatização dos procedimentos da área acadêmica, através de módulos como portal do discente, portal do docente, biblioteca, pesquisa, ensino a distância, graduação, ensino médio, dentre outros.

Interação e acesso

O SIGAA é intuitivo e a interação com o mesmo é simples, mesmo assim, estão disponíveis, no endereço http://integra.ifac.edu.br, os manuais com imagens de todos os sistemas vinculantes e seus módulos. Além de uma lista de perguntas frequentes sobre procedimentos referente ao sistema.

Djameson Oliveira destaca ainda a realização, por parte da DSGTI, de minicursos para servidores de todos os campi e das áreas de negócios vinculados aos módulos de Graduação, Médio/Técnico, Turma Virtual. Ele explica que a capacitação serviu para que os profissionais pudessem ser replicadores nos seus setores de efetivo exercício.

“Temos também vários canais de comunicação afim de facilitar a integração entre os servidores portariados e responsáveis pela implantação e consolidação, nos quais interagem com a DSGTI, as áreas de negócio e empresa contratada. Dentre os quais o sistema de chamados técnicos GLPI, grupos no Skype, grupos no Gtalk, e-mails institucionais, além do contato telefônicos e memorando eletrônicos”.   

Coordenadores contribuem com o SIGAA

Um dos fatores fundamentais para que o SIGAA entrasse em funcionamento foi o envolvimento dos coordenadores dos cursos superiores, a exemplo dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e de Tecnologia de Sistemas para Internet, ambos em funcionamento no campus Rio Branco, que difundiram a ferramenta, como também promoveram a utilização para docentes e discentes

Coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, André Botelho, diz que praticamente todos os alunos do curso estão cadastrados com seus históricos escolares inseridos, faltando apenas o cadastramento dos estudantes evadidos e formandos que ingressaram no Ifac nos anos de 2011 e 2012. “Terminar de realizar o cadastro e implementar os ajustes do modelo de plano de ensino presente no sistema. Outra coisa importantíssima é a abertura de processos dos alunos via Sipac para vinculação automática no SIGAA”.

Conheça o SIGAA e seus módulos

Botelho ressalta que todos os alunos já acompanham suas notas, emitem declarações, realizam atividades, provas, tem acesso ao material didático via sistema. “O sistema é ótimo, porém precisa ser alimentado. Com alguns ajustes e todas as suas funcionalidades operando em plenitude, na minha opinião, a instituição terá um salto de qualidade em todos os aspectos, pois a gestão da informação é a chave para uma boa gestão”.

O mesmo acontece com o curso de Tecnologia de Sistemas para Internet. De acordo com o coordenador, Diego Canizio Lopes, atualmente o sistema está sendo utilizado por discentes que já efetuaram a rematrícula no semestre 2017.2 online e pelos docentes que estão fazendo uso da plataforma para lançar planos de ensino, frequências, notas e material didático.

O curso realizou, no final do ano passado, ainda na gestão do então coordenador do curso, Rodrigo Silva Souza, a implementação do sistema, acompanhada de correções, com a participação dos alunos. Para o atual coordenador, o SIGAA é fundamental para as atividades docentes, visto que, além de ser uma ferramenta que o Ministério da Educação (MEC) avalia como primordial, é uma forma de modernizar a gestão, aprimorar procedimentos manuais e facilitar a vida de gestores, docentes, discentes e todo os demais recursos humanos envolvidos no processo.

Procedimentos e normatização

Pró-reitora de Ensino, Lucilene Acácio, avalia que, para o pleno funcionamento do SIGAA faz-se necessário reorganizar, construir procedimentos e normativas institucionais, pois alguns fluxos estão definidos pelo próprio sistema. “O grande desafio da Proen é concluir essas normativas e construir os novos procedimentos. Este é um trabalho requer tempo e profundo conhecimento do sistema”.

O momento, de acordo com Lucilene Acácio, é de aprendizagem e apropriação do SIGAA. “Neste momento, estamos todos passando pelo processo de aprendizagem e apropriação sobre o sistema e seu comportamento, o que exige colaboração e cooperação entre todos os setores e todos os atores envolvidos no processo, inclusive coordenadores de curso, setor de registro escolar e professores”.