Notícias
Ensino
Ifac realiza certificação de técnicos em Finanças e Vendas em Porto Acre
Estudantes dos cursos técnicos em Vendas e Finanças, do Instituto Federal do Acre (Ifac), receberam certificados durante evento realizado no município de Porto Acre. Ao todo, 28 alunos das turmas em Ensino à Distância participaram da cerimônia, junto com professores, familiares e amigos.
Moradora do assentamento Tocantins, localizado a 35 quilômetros de Porto Acre, Poliana Maria Neta concluiu o curso técnico em Vendas e conta que está na expectativa de colocar em prática os conceitos que aprendeu em sala de aula. “É uma vitória para mim ter concluído o curso. Meu desejo é estudar cada vez mais e me profissionalizar na área de vendas”.
Poliana Neta, que estava acompanhada dos familiares durante a cerimônia, conta que mesmo em meio as dificuldades, o sonho de estudar era maior. “Foi muito difícil. As vezes tinha que chegar no município, tomar banho, trocar de roupa para poder vir estudar. Mas meu pensamento foi sempre positivo, sempre focado nos estudos e em aprender algo novo e melhor”.
Mais fotos no Flickr do Ifac
Concluinte do curso de Finanças, Luziane Silva Araújo ressaltou a satisfação de encerrar mais uma etapa em seus estudos. Segundo ela, o curso ampliará as oportunidades junto ao mercado de trabalho. “O mercado de trabalho está muito competitivo e acredito que este curso foi ótimo. O mundo gira em torno da economia e precisamos estar cada vez mais inteirados deste tema. Tenho certeza que desta turma sairão pessoas totalmente capacitadas para o mercado de trabalho”.
Luziane Araújo conta que durante o curso também teve oportunidade de praticar o conhecimento em finanças. Segundo ela, ainda no ano de 2016 atuou na Prefeitura de Porto Acre, no setor de tributação e arrecadação do município “O curso me ajudou muito durante essa experiência, pois consegui colocar em prática o que via em sala de aula”.
Coordenadora do polo EaD em Porto Acre, Maria Cátia Brito da Costa, destacou o esforço e dedicação dos estudantes, como também dos profissionais que atuam diretamente no ensino à distância. Para ela, a entrega dos certificados é mais uma etapa da carreira profissional dos novos técnicos em Finanças e Vendas.
“Passamos por dificuldades, desde o momento que tivemos de ir visitar os alunos, levar prova para que eles fizessem, ligar constantemente para incentivá-los, mas o resultado foi a não desistência de nenhum estudantes nos cursos. Este momento é apenas o início de uma carreira triunfante e tenho certeza que eles irão representar muito bem o Ifac em nossa comunidade, além de executar um ótimo trabalho no município”, ressaltou Maria Cátia.
Para o diretor sistêmico de Programas Especiais do Ifac, Rodrigo Silva Souza, o ensino à distância vem abrindo caminhos e rompendo barreiras. Segundo ele, “por ter um braço muito largo, a modalidade EaD busca pessoas que têm grandes dificuldades de acesso à educação e às insere no mundo do conhecimento junto à tecnologia”.
Rodrigo Souza ainda destaca que, devido a importância do ensino à distância, o Ifac tem realizado investimento nesta área. Exemplo disso é a implantação do Centro de Referência em EaD, que já foi aprovado pelo Conselho Superior da instituição. “Com o Centro de Referência vamos aumentar a oferta de cursos e ampliar o acesso, podendo estar mais próximos às pessoas que têm dificuldade de acessar o ensino”.
As cerimônias de certificação dos cursos EaD do Ifac serão realizadas ainda no mês de setembro. Dentre os municípios que receberão os eventos estão Plácido de Castro, Tarauacá, Bujari, Feijó e Epitaciolândia.


