Notícias
Campus Cruzeiro do Sul
Mesa redonda discute a prática profissional e de ensino na formação docente
As coordenações dos cursos superiores de Tecnologia em Processos Escolares e de Licenciatura e Matemática promoveram na segunda-feira (07.08) a mesa redonda para discutir as práticas profissionais e de ensino na formação dos profissionais da educação.
Segundo o coordenador do evento, docente de Pedagogia Marcondes de Lima Nicácio, a justificativa que subsidiou a realização da atividade, foi a articulação do desenvolvimento das próprias práticas do semestre letivo e também com o processo em andamento de reformulação dos PPCs dos dois cursos que está sendo realizado pelos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs).
As práticas profissionais e de ensino devem se configurar em recursos facilitadores e fortalecedores das atividades de formação dos profissionais da educação, destaca o docente. “Elas têm assumido percursos, significados e modos de execução diferenciados de acordo com as metodologias, PPCs e correntes teóricas dos formadores, como também ocupado diferentes espaços de significados e possibilidades”.
Participaram como convidados a docente da Universidade Federal do Acre (Ufac), Maria Aldecy Rodrigues de Lima; e os docentes do Ifac, Orleinilson Agostinho Rodrigues Batista e Júlio César do Nascimento Araújo.
A docente da Ufac iniciou as reflexões teóricas falando sobre tendência pedagógicas e sua relação com a prática de ensino. Já o docente Orleinilson Agostinho Rodrigues Batista complementou a discussão trazendo o contexto atual de desenvolvimento das práticas de ensino na licenciatura em Matemática.
Na sequência o docente Júlio César do Nascimento Araújo apresentou sua pesquisa em andamento no doutorado sobre as potencialidades e fragilidades das práticas profissionais e de ensino e os caminhos teóricos e práticos para superação dos pontos negativos.
As participações dos presentes, através das perguntas e comentários, demostraram a necessidade da reformulação dos currículos de modo a garantir práticas mais articuladas às necessidades das instituições de educação básica, na inserção de pesquisas problematizadores e na consolidação dos perfis de egressos do curso.
No encerramento dos debates o organizador do evento enfatizou ainda que alterar e discutir currículo é desafio e prioridade de quem vive os processos de formação, não podendo os Colegiados e NDEs deixar o protagonismo destas atividades.
Compareceram ao auditório do campus, acadêmicos da licenciatura em matemática e processos escolares, professores, coordenadores, convidados e gestores da unidade representada pelo Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Rodrigo Marciente Teixeira da Silva.