Notícias
Campus Cruzeiro do Sul
Tecnólogo em Processos Escolares tem dia aprovado em Cruzeiro do Sul
O Dia do Tecnólogo em Processos Escolares será comemorado no município de Cruzeiro do Sul no dia 31 de outubro. A data foi aprovada durante a sessão itinerante da Câmara Municipal do município realizada no dia 08 de agosto, no auditório do campus Cruzeiro do Sul, com a participação de estudantes, docentes e convidados.
Os vereadores conduziram a sessão com os mesmos procedimentos da Câmara, com espaço para reivindicações diversas. A sessão itinerante foi resultado de encontros anteriores entre vereadores, docentes e alunos do curso.
O objetivo maior da discussão foi a aprovação do Dia do Tecnólogo em Processos Escolares, uma das iniciativas para que o profissional Tecnólogo em Processos Escolares comece a ocupar espaço. O curso, iniciado no Acre em 2012, foi reconhecido pelo MEC em dezembro do ano passado, com nota 4 e, agora, tanto os 35 alunos já formados quanto os mais de 100 alunos que estão em curso, começam a batalha pela inserção desse profissional no plano de carreira do município.
O estudante Raí Lino, no início do curso, achava que não teria oportunidade, não sabia a área de atuação do profissional. “Foi a partir da metade do curso que as perspectivas foram mudando e passei a acreditar que o curso poderia abrir muitas portas no mercado de trabalho e, agora já na reta final, a perspectiva mudou, pois, já com bastante conhecimento, considerando a multiplicidade de temas que o curso oferece”.
Iniciativa da comunidade acadêmica
A iniciativa de discutir com os vereadores uma data específica para comemorar o Dia do Tecnólogo em Processos Escolares contou com a participação dos alunos, segundo Raí Araújo. “Com o curso adquiri bastante conhecimento e decidimos, juntos, com todos os discentes a lutar pelo reconhecimento local do profissional tecnólogo. Agora, acredito no curso, acredito que o tecnólogo pode fazer a diferença nos espaços educacionais, pois é algo novo”.
A estudante Janaira de Oliveira Lima, afirma que a aprovação do Dia do Tecnólogo em Processos Escolares foi só o início da luta, mas acredita em bons resultados, pois sente que há boa vontade por parte dos vereadores. “Sei que a luta será grande, mas o primeiro passo já foi dado, e como já dito por Mahatma Gandhi, nunca saberemos que resultados virão das nossas ações, mas se não fizermos nada, não existirão resultados. Então continuaremos lutando pelo nosso reconhecimento, pois acreditamos que podemos garantir mais qualidade à educação”.
A direção do campus Cruzeiro do Sul destaca que o primeiro passo foi dado e que a meta é que o município reveja o seu plano de carreiras na educação, para que o tecnólogo esteja contemplado nesse plano. Com isso, será possível inserir vagas para esse profissional. “O principal objetivo do Ifac, hoje, é assegurar junto às autoridades que tanto o estado quanto o município revejam seus planos de carreira na educação, para que o tecnólogo em Processos Escolares seja inserido nesse processo e possa atuar na escola por meio de concurso público”, diz a diretora geral Lilliane Martins.