Notícias
Campus Rio Branco
Curso de Ciências Biológicas promove prática sobre introdução à pesquisa científica
O curso de licenciatura em Ciências Biológicas (IFAC) do campus Rio Branco vem aperfeiçoando cada vez mais a formação do seu quadro discente com a integração entre teoria e prática nas disciplinas ministradas ao longo da formação de seus acadêmicos. A turma do 1º período noturno vivenciou no último dia 09 de dezembro os desafios da prática em campo com o reconhecimento e a implantação de metodologias científicas aplicadas à pesquisa em Biologia, na Fazenda Experimental Catuaba, no município de Senador Guiomard. A atividade complementar faz parte da disciplina de Metodologia Científica ministrada pelo professor Diego Viana Melo Lima.
Durante a atividade em campo, o docente contou com o auxílio de dois monitores, Letícia Braz e José Wagner, ambos bolsistas PIBIC do curso de Ciências Biológicas do campus Rio Branco. Os dois estudantes foram responsáveis por apresentar as metodologias de pesquisa utilizadas em seus projetos, ensinando a aplicação de protocolo de integridade de riachos e protocolo para avaliar complexidade de habitat em florestas.
“Ter a oportunidade de divulgar o nosso projeto aos alunos de Biologia foi inesquecível. Eles ficaram muito estimulados em ter os seus próprios projetos”, destacou a bolsista Letícia Braz.
Já o bolsista José Wagner reconheceu que o momento pôde ajudar os alunos a escolherem uma linha de pesquisa em sua formação. “Essa prática permite que o aluno tenha proximidade com a realidade da pesquisa biológica e escolha seu futuro na ciência”.
Os acadêmicos tiveram, primeiramente, uma exposição sobre o ambiente de pesquisa em floresta e em ambientes aquáticos. Posteriormente, todos se envolveram nas medições de variáveis ambientais comumente utilizadas em pesquisas nas áreas de Botânica, Zoologia e Ecologia Aquática. “Foi um dia muito produtivo. Vivemos como é na prática um projeto científico, tanto na floresta, como em igarapé. Achei muito interessante e me identifiquei bastante com a área de pesquisa de campo”, compartilhou o discente San-Suan Carvalho Araújo.


Para o professor da disciplina, Diego Viana, é imprescindível que o acadêmico dessa disciplina vivencie momentos como esse, afim de que ocorra a reflexão sobre a prática científica em diferentes ambientes.
“Muitas vezes, quando estamos apresentando uma metodologia dentro da sala de aula, é quase inviável que o aluno entenda plenamente a abordagem. Porém, quando eles se veem dentro da realidade de campo, fica mais simples para absorverem as metodologias ensinadas em classe. Esse é o nosso objetivo enquanto instituição: oferecer um o ensino gratuito e de qualidade”, afirma Diego Viana.
(Fotos e texto: professor Diego Viana Melo Lima)
