Notícias
Assistência Estudantil
Dsaes realiza consulta pública para reformulação da Política de Assistência Estudantil do Ifac
- Foto: Wenderson da Silva de Sousa
O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio da Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil (Dsaes), está realizando consulta pública junto aos estudantes, docentes, técnicos administrativos e comunidade, com objetivo de melhorar a Política de Assistência Estudantil da instituição. Para participar, basta preencher o formulário eletrônico (disponível aqui) até o dia 18 de dezembro.
Participe da consulta pública aqui
As informações coletadas irão contribuir ainda para a criação mecanismos que possibilitem maior detalhamento das ações de Assistência Estudantil e cumprimento da sua função social.
Política de Assistência Estudantil
Conforme explica o diretor da Dsaes, Edu Gomes, a Política de Assistência Estudantil do Ifac reúne princípios e diretrizes que visam diminuir as desigualdades sociais no âmbito educacional, garantindo o acesso à educação de qualidade, a permanência e conclusão de curso dos estudantes do Ifac, agindo de forma preventiva nas situações de retenção e evasão, baseado no direito que todos têm de satisfazer suas necessidades básicas de aprendizagem, de participação social e de continuidade em todos os níveis de ensino.
Além disso, os programas propostos pela Dsaes buscam complementar outras atividades educacionais nas áreas de ensino, pesquisa ou extensão, visando diminuir a evasão escolar ocasionada por razões socioeconômicas ou psicossociais, bem como elevar o desempenho acadêmico, fomentar a inserção e a participação dos discentes em diferentes experiências culturais e esportivas, promovendo a inclusão socioeducacional.
Edu Gomes reforça ainda que a reformulação da Política de Assistência Estudantil do Ifac devido a novas demandas da comunidade acadêmica.
"A participação de todos é essencial para que possamos ter um documento que atenda às necessidades institucionais. É fundamental a participação neste processo de construção do documento para que consigamos alcançar os objetivos institucionais. Reforço ainda que não haverá identificação dos participantes da consulta pública", destacou Edu Gomes.
Baixe aqui a
Minuta da Política de Assistência Estudantil