Notícias
Extensão
Estudantes já podem realizar inscrição para intercâmbio no Peru
Estudantes dos seis campi do Instituto Federal do Acre (Ifac) matriculados em cursos técnicos Integrados e Subsequentes, e ainda em cursos superiores (Tecnólogos, Licenciaturas e Bacharelados), já podem se inscrever para o Programa de Mobilidade Acadêmica de Estudos para o Peru. As inscrições devem ser realizadas até o dia 16 de março de 2018.
Os editais (10/2017/2018 e 11/2017/2018), que foram lançados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), contam com 10 vagas para o Instituto de Educación Superior Tecnológico Jorge Basadre Grhman (IJBG) e para a Universidad Nacional Amazonica de Madre Díos, localizados em Puerto Maldonado, além de oito vagas para a Universidad Nacional del Callao (Unac), localizada em Lima. Para as duas cidades, o intercâmbio terá duração de 15 dias.
Para participar das seletivas, o candidato deverá ter mais de 18 anos, estar regularmente matriculado em um dos cursos (técnicos ou superior) do Ifac, ter cursado, no máximo, 75% da grade curricular do curso, não possuir reprovações em disciplinas de semestres anteriores e não ter usufruído de bolsa/auxílio de ajuda financeira para mobilidade internacional. Em caso de estudantes que também sejam servidores do Ifac, estes poderão se afastar das funções mediante autorização da chefia imediata ou superior da unidade, conforme resoluções 171/2013/Ifac e 289/2014/Ifac, além de demais normativas.
Inscrição
Os estudantes que tiverem interesse em realizar intercâmbio em Puerto Maldonado ou Lima deverão preencher ficha de inscrição, como também apresentar comprovante de matrícula, histórico escolar, carta de motivação do aluno, documento de recomendação acadêmica, documento da coordenação do curso, termo de compromisso, cópia dos comprovantes dos critérios de pontuação exigidos em edital, cópia do CPF e RG, cópia do cartão de conta bancária do Banco do Brasil, formulário de perfil econômico.
Candidatos dos cursos técnicos Integrados também deverão apresentar cópia do certificado de conclusão do Ensino Fundamental e histórico escolar. Já os estudantes dos cursos técnicos Subsequentes e Superiores deverão entregar ainda cópia do certificado de conclusão do Ensino Médio e histórico escolar.
Todos os documentos deverão ser entregues em envelope lacrado e identificado, na Diretoria de Relações Internacionais (Dirin), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), conforme descrito nos editais.
Auxílios
Para os estudantes que desejam concorrer às vagas para intercâmbio em Puerto Maldonado, a Diretoria Sistêmica de Assistência Estudantil concederá auxílio no valor de R$ 2,3 mil para custeio de despesas com acomodação, alimentação e transporte terrestre. Já para aqueles que desejam concorrer às vagas para Lima, o auxílio concedido será de R$ 3,8 mil para gastos com acomodação, alimentação e transporte (terrestre e aéreo).