Notícias
Ensino
Ifac encerra atividades do Pibid em 2017 com realização de seminário institucional
O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), através da Diretoria de Políticas de Graduação, encerrou as atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) com a realização do “I Seminário Instrucional do Pibid”. O evento, que foi realizado em duas etapas, aconteceu em Cruzeiro do Sul, no mês de novembro, e em Rio Branco, nos dias 14 e 15 de dezembro, também com a presença de estudantes e profissionais dos municípios de Sena Madureira e Xapuri.
Para apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do Ifac, que são bolsistas do Pibid, foram realizadas oficinas práticas nas áreas de Física, Química e Ciências Biológicas. As atividades contaram com a participação de turmas de alunos das Escolas Estaduais José Ribamar Batista e Glória Perez.

Coordenadora do Pibid no Ifac, Maria Ana da Silva Morais Lima, ressaltou que o evento foi de fundamental importância para o Instituto, como também para as escolas públicas atendidas pelo programa. “O seminário contribuiu para que pudéssemos juntar todos os bolsistas do Pibid e apresentar tudo o que foi desenvolvido com as escolas parceiras. Por meio de experimentos, oficinas e palestras, o Ifac mostrou para o sociedade sua contribuição, por meio do Pibid, para a educação pública estadual. Fico satisfeita com a realização do evento e agradeço a cada colaborador, bolsistas e visitante durante as atividades”.
Professora da Escola Estadual José Ribamar Batista, Maria Lionil de Araújo, também trouxe os estudantes da unidade para que eles pudessem participar das oficinas. Dentre as atividades da programação, a docente destacou a oficina de leitura. Segundo ela, atividades envolvendo textos são necessárias para que os alunos abram os olhos e percebam o mundo fantástico dos livros.
Diretor da Escola Estadual Dom Júlio Mattioli, Irlan Nunes Sampaio, reforçou a necessidade de permanência do Pibid nas instituições públicas de Sena Madureira. Segundo ele, graças às ações realizadas pelos bolsistas do programa foi possível desenvolver atividades que integrassem os alunos que possuem deficiência auditiva na escola, por exemplo. De acordo com Sampaio, o Pibid no município é um diferencial.
Para a diretora de Políticas de Graduação do Ifac, Jordana Riss, a realização do I Seminário Institucional do Pibid, unindo bolsistas, professores, supervisores e membros das escolas atendidas, foi o grande diferencial do evento. “O Pibid é um programa que veio para incentivar e proporcionar grandes experiências para os nossos alunos dos cursos superiores de Licenciatura, pois contribui na preparação destes profissionais para o mercado de trabalho, que deixam a instituição já pensando em metodologias alternativas a serem desenvolvidas em sala de aula”.

Pró-reitora de Ensino, Lucilene Acácio, considera o Pibid como um programa de alta relevância para a formação dos licenciandos, além de impactar diretamente no ensino das escolas que são atendidas. Para ela, o programa nacional tem função primordial no Ifac. “Ao mesmo tempo em que contribuímos para a melhoria do processo de aprendizagem dentro das escolas, por meio do Pibid, também alcançamos uma melhor formação para os estudantes dos cursos superiores de Licenciatura do Ifac. O Pibid é altamente significativo devido a este impacto na formação dos estudantes”.
Reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, informou que o I Seminário Institucional do Pibid “foi um momento de troca de informações, de ampliação do conhecimento entre os coordenadores, supervisores e estudantes”. Para ela, por meio do programa, os estudantes conseguem ter um experiência de como é trabalhar junto à docência ainda durante a formação superior. “Este aluno, quando concluir o curso e for para a sala de aula, irá atuar com muito mais segurança, mais capacidade, pois já terá vivenciado as experiências do dia a dia escolar”.
Atualmente o Ifac conta com cursos superiores de Licenciatura em Ciências Biológicas (campus Rio Branco), Física (campus Sena Madureira), Química (campus Xapuri) e Matemática, que será ofertado a partir de 2018 no campus Rio Branco. Em relação ao Pibid, 69 estudantes do Ifac são bolsistas do Programa, além de cinco docentes que atuam como coordenadores. No Estado, seis escolas públicas são atendidas com as atividades do programa e oito professores da rede pública do Acre também trabalham como supervisores do Pibid.
(Fotos: Luciano Cesário - DSCOM)


