Notícias

Campus Rio Branco

Curso de Processos Escolares do campus Rio Branco recebe nota 4 do MEC

publicado: 16/02/2017 04h27, última modificação: 18/11/2025 13h40
Avaliação analisou fatores como organização didático-pedagógica, corpo docente e instalações físicas da instituição
Selo-nota-4.jpg

- Foto: Manassés de Oliveira Carvalho

O curso superior de Tecnologia em Processos Escolares, do Instituto Federal do Acre (IFAC), ofertado no campus Rio Branco, recebeu nota 4 do Ministério da Educação (MEC). Com mais este conceito, o IFAC passa a ter 12 cursos superiores já avaliados pelo órgão federal. O processo avaliatório, que é realizado por profissionais Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), compreende mais uma das etapas estabelecidas pela Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior para reconhecimento de cursos.

Conforme explica a pró-reitora de Ensino, Lucilene Acácio, a avaliação, que foi realizada entre os dias 02 e 03 de fevereiro, analisou itens como organização didático-pedagógica, corpo docente e instalações físicas da unidade de ensino. Segundo ela, o reconhecimento do curso ocorrerá a partir de publicação de portaria pelo MEC junto ao Diário Oficial da União.

Segundo Lucilene Acácio, o processo de reconhecimento dos cursos superiores do Instituto vem sendo coordenado pela PROEN desde 2014. Ela ainda explica que a Pró-Reitoria é responsável por realizar o trabalho de assessoramento, acompanhamento e monitoramento do processo de reconhecimento de cursos no IFAC. “Trabalhamos de forma a apoiar todos os envolvidos, desde o coordenador do curso até mesmo o campus, no que se refere ao atendimento das demandas necessárias para que este reconhecimento seja realizado”.

A primeira avaliação de curso junto ao IFAC, por parte da equipe técnica do Inep, aconteceu em 2015. Na época, o curso superior a ser avaliado foi o de Tecnologia em Logística, ofertado pelo campus Rio Branco, que recebeu conceito 4. Atualmente, além do campus Rio Branco, outra unidade do IFAC que também teve o curso de Processos Escolares avaliado com conceito 4 foi Cruzeiro do Sul.

“O sucesso da avaliação se deve a inúmeros fatores, entre eles o amadurecimento da instituição, servidores e alunos, como também sobre a compreensão de como esse processo de avaliação e de reconhecimento de cursos se dá. Hoje temos docentes que compreendem a importância deste processo, os alunos que vestiram a camisa e que defenderam e demonstraram para a equipe de avaliação o quanto acreditam no curso”, destacou a pró-reitora.

Coordenadora do curso superior de Tecnologia em Processos Escolares no campus Rio Branco, Josina Maria Pontes Ribeiro, agradeceu aos diretores, corpo docente e técnico da unidade pela contribuição no processo avaliatório e ressaltou a importância do envolvimento dos acadêmicos e egressos do curso para o resultado da avaliação.

“Fiquei bastante feliz com o reconhecimento ao trabalho da coordenação e à experiência do nosso corpo docente, bem como com o reconhecimento dado ao Núcleo Docente Estruturante (NDE) e ao colegiado do curso. Porém, tenho consciência de que nada contribuiu mais para essa nota maravilhosa do que a participação expressiva de alunos e egressos, ainda que em férias escolares, relatando detalhadamente aos avaliadores a importância do curso para a formação de trabalhadores não-docentes em educação no Acre”, afirmou Josina Pontes.

Reitora do Instituto Federal do Acre, Rosana Cavalcante dos Santos, também destacou o papel dos alunos do curso no resultado da avaliação, além do amadurecimento da instituição durante o processo de reconhecimento de cursos superiores que vem sendo realizado no IFAC desde 2014.

“A avaliação é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela PROEN e que tem tido um excelente apoio nos campi. Os professores, técnicos e direção, todos, se envolvem no processo e a participação dos alunos também tem sido decisiva. Por isso, o resultado positivo da avaliação do curso de Processos Escolares é reflexo desse comprometimento, além de um amadurecimento da instituição, que pode ser percebido por meio das melhorias que estamos alcançando em qualidade ao longo destes anos”, reforçou a reitora.

Tecnologia em Processos Escolares 

O curso superior de Tecnologia em Processos Escolares é responsável pela formação de não-docentes da área da Educação Básica para atuarem em gestão escolar, processos acadêmicos, infraestrutura e condições de ensino.

O IFAC foi a primeira instituição pública no Brasil a ofertar o curso no ano de 2012, por meio da Resolução IFAC Nº32/2011. A disponibilização da referida graduação é resultado do trabalho conjunto desenvolvido pelo Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Educação (CNE), o Conselho Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Secretaria de Educação do Estado do Acre (SEE) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (SINTEAC).