Notícias

Notícias

Estudantes do IFAC participam de 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia

publicado: 14/02/2017 09h23, última modificação: 18/11/2025 13h19
Jovens, dos campi Avançado Baixada do Sol, Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri, irão realizar as provas no dia 19 de maio
OBA.png

Com o intuito de fomentar o interesse dos alunos pela astronomia, astronáutica e ciências, como também promover a difusão dos conhecimentos básicos, o Instituto Federal do Acre (IFAC), por meio dos campi Avançado baixada do Sol, Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri, irá participar da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). As provas, que serão realizadas nacionalmente no dia 19 de maio, serão aplicadas nos próprios campi e pelos professores do IFAC.

A OBA, que é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), é destinada a estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, sejam estes de escolas públicas ou privadas, da rede urbana ou rural. As provas, que contam com questões envolvendo astronomia, astronáutica e ciências, são divididas por níveis, que tem como base o período escolar e idade dos participantes. No caso dos estudantes do IFAC, estes irão realizar os testes do quarto nível, que são destinados a alunos regularmente matriculados em qualquer série/ano do Ensino Médio.

Conforme edital, as provas para os candidatos do quarto nível terão duração de até quatro horas, e estas conterão sete perguntas de astronomia e três de astronáutica. Os conteúdos previstos para serem aplicados nos testes, assim como demais informações sobre a 20ª OBA, podem ser verificados no edital, clicando aqui.

Para todos os estudantes que participarem da 20ª OBA será emitido certificado, assim como também para os professores e escolas envolvidas no projeto nacional. Somente receberão medalhas aqueles concorrentes que obtiverem as maiores notas. Já os estudantes que alcançarem as pontuações mais altas nas provas de astronáutica, estes poderão ser selecionados para participarem da Jornada Espacial. Já aqueles que obtiverem nota igual ou maior que 7, e que sejam nascidos depois de 31/12/98, estes serão automaticamente convidados para participarem do processo de seleção de equipes internacionais.

Coordenador estadual da OBA, Cleyton Assis Loureiro de Souza, que é professor de Física do IFAC, explica que “a Olimpíada tem o objetivo de divulgar a ciência astronômica, estimular os alunos para a pesquisa e o conhecimento científico, como também os inserem na área de pesquisa e conhecimento”, ressaltou o educador.

Para auxiliar os estudantes para as provas que serão aplicadas em maio, a expectativa é de que grupos de estudos sejam formados. O objetivo é ampliar o conhecimento, reforçar os conteúdos e incentivar o ensino, como também a participação em grandes eventos nacionais.

Os estudantes do IFAC que desejarem informações sobre a 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia podem acessar a página oficial do evento pelo link http://www.oba.org.br ou então entrar em contato com o professor Cleyton Assis Loureiro de Souza pelo e-mail classis.souza@gmail.com ou pelo telefone (68) 2106-5907.