Notícias
Campus baixada do sol
Alunos do campus Baixada do Sol realizam visita técnica em Rondônia
Alunos do curso técnico em Aquicultura, do Instituto Federal do Acre (IFAC), realizaram visita técnica a unidades de pisciculturas em Rondônia. A atividade, que teve o objetivo de oportunizar conhecimento sobre os modelos de produção adotados pelos piscicultores de Rondônia, também contribuiu para ampliar os conhecimentos relacionados às disciplinas de práticas profissionais e legislação ambiental. Ao todo, 25 estudantes participaram da visita, que aconteceu no dia 13 de dezembro.
Em Rondônia, os discentes e servidores do IFAC conheceram os projetos Piraçaí e Piraleite. Os sistemas visitados reutilizam a água proporcionando sustentabilidade aos sistemas de cultivo. No Piraleite, os discentes puderam observar que a água e os resíduos da ração dos peixes do cultivo intensivo de pirarucu em tanques escavados é reutilizada para irrigar o pasto que alimenta vacas leiteiras.

As atividades foram orientadas e acompanhadas pelo secretário de Agricultura do Acre (SEAGRI), Evandro Padovani, pelo gerente de Piscicultura na SEAGRI, Jander Plaça, pelo engenheiro florestal da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-RO), Marcos Carvalho, com também por profissionais de Medicina Veterinária e Agronomia.
Para ampliar as atividades, os estudantes também foram até o município de Ariquemes, onde conheceram o programa “Pescatech”. O projeto consiste em um software desenvolvido com o propósito de auxiliar a gestão de empreendimentos aquícolas para pequenos e grandes produtores.
Além dos discentes, a visita contou com a participação das professoras Maralina Torres e a professora Deborah Virgynia, e de outros 25 técnicos agropecuários.
Além de vivenciar a realidade e as dificuldades de produção, os participantes da atividade ver também conseguiram perceber as diferenças existentes entre as técnicas de produção e cultivo de peixes nativos no Acre e em Rondônia, bem como a importância de políticas públicas que estimulem sistemas integrados entre agricultura, pecuária e piscicultura, para assim fortalecer e diversificar a renda do produtor, promovendo a sustentabilidade na produção.