Notícias

Notícias

IFAC recebe avaliação de recredenciamento para oferta de cursos superiores

publicado: 05/01/2017 03h53, última modificação: 13/11/2025 14h00
A avaliação é mais uma etapa do processo de recredenciamento da instituição para continuar ofertando cursos de nível superior no Estado
LOGO_PRONTA_HORI.jpg

- Foto: Manassés de Oliveira Carvalho

O Instituto Federal do Acre (IFAC) passou por mais uma etapa do processo de recredenciamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC). Dessa vez foi desenvolvida a etapa de avaliação in loco. A avaliação, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de regular e supervisionar a educação superior no país para promover melhorias.

Do total de itens avaliados, o IFAC conseguiu notas satisfatórias em 79,5% dos quesitos. Ao todo, 49 itens foram verificados por três avaliadores designados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), considerando cinco eixos: Planejamento Institucional e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura.

Na escala de avaliação de 1 a 5, o IFAC recebeu conceito 3, destacando-se com conceitos muito bons (nota 04) no eixo que compreende as Políticas Acadêmicas e Políticas de Gestão.

“É importante frisar que a avaliação considera o que existe na ponta, o que já é realidade. Embora diversos itens sejam reais para a Administração do IFAC, como a aquisição de novos laboratórios, a implantação do sistema acadêmico e das condições de acessibilidade pois já estão em andamento, a avaliação nacional ainda não considerou esses aspectos satisfatórios e isso reflete na nota”, ressalta Lucilene Acácio, que é pró-reitora de Ensino do IFAC.

De acordo com o Relatório de Avaliação, do total de itens avaliados, o IFAC obteve nota satisfatória em 39 deles. Lucilene Acácio analisa que se trata de um “Esse resultado nos mostra que a instituição está funcionando de forma satisfatória e isso está sendo dito por avaliadores externos. Desde o primeiro momento em que tomamos ciência de que precisávamos fazer recredenciamento junto ao MEC, o instrumento de avaliação passou a ser um norteador das nossas decisões de gestão, contribuindo para a condução de diversas ações”.

Para a reitora do IFAC, Rosana Cavalcante, foi “importante o envolvimento de todos os setores do IFAC na organização do processo de avaliação, bem como em todo o trabalho desenvolvido na Instituição. O resultado da avaliação nos mostra que estamos no caminho certo. O instrumento de avaliação serve como um norteador para nossas ações, na construção da Instituição que todos nós sonhamos”.