Notícias

Notícias

Processo Seletivo do IFAC já ultrapassa quatro mil inscrições

publicado: 12/01/2017 11h40, última modificação: 13/11/2025 14h42
São 870 vagas em 17 cursos técnicos integrados e subsequentes ao ensino médio
1_CARD_face.jpg

- Foto: Wenderson da Silva de Sousa

As inscrições para o Processo Seletivo 2017/1 do Instituto Federal do Acre (IFAC) seguem até o dia 15 de janeiro. Até o momento, mais de 4,1 mil inscrições já foram registradas. Nesta edição estão sendo ofertadas 870 vagas, em 17 cursos técnicos em Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá, Xapuri e também para as duas unidades do IFAC em Rio Branco. Para participar da seletiva, que é gratuita, o candidato deve acessar o site web.ifac.edu.br/processoseletivo.

As vagas disponíveis são para estudantes que concluíram o ensino fundamental, como também para aquelas pessoas que já encerraram o ensino médio e desejam dar continuidade aos estudos por meio da profissionalização técnica. Para os candidatos que já cursaram o ensino fundamental, é preciso que estes tenham até 17 anos para participar do Processo Seletivo. Já para os que desejam ampliar a carreira profissional, por meio de cursos técnicos subsequentes, estes precisam comprovar, documentalmente, a conclusão do ensino médio.

Para participar, os candidatos devem preencher corretamente as fichas de inscrição com os dados pessoais e escolares, como também responder a um questionário socioeconômico. Somente após estas etapas, é feita a escolha do curso em que se deseja concorrer a uma vaga.

De acordo com o cronograma, no dia 17 de janeiro será divulgada a lista de inscritos e também o resultado preliminar da seletiva. O resultado final será publicado, no site do IFAC, no dia 20 de janeiro e as matrículas serão iniciadas no dia 23 de janeiro.

De acordo com a reitora do IFAC, Rosana Cavalcante dos Santos, além das vagas do Processo Seletivo 2017/1 contemplarem todos os campus do IFAC no Acre, estas também tiveram aumento em relação a seletiva do ano anterior. Segundo ele, o trabalho que vem sendo desenvolvido por servidores e demais profissionais, tem fortalecido a instituição.

“Somos uma instituição recente, mas com grande representatividade. Estamos em todas as regionais do Estado, somos uma instituição federal, que conta com um ensino público, gratuito e de qualidade. A interiorização dos Institutos Federais tem tidos uma repercussão positiva junto à sociedade. A expectativa é de que com o passar dos anos tenhamos um aumento em relação a oferta de vagas e cursos, que será reflexo do trabalho que está sendo realizado, como também da qualidade dos nossos cursos e da formação com que as pessoas têm no Instituto federal do Acre”, destacou a reitora.