Notícias

Campus Cruzeiro do Sul

Alunos de Cruzeiro do Sul participam de aulas sobre a cultura marubo

publicado: 10/07/2017 03h12, última modificação: 05/01/2026 14h24
As disciplinas foram ministradas pelos professores Jackson Marubo e Cledson Marubo
IMG_20170614_150205101_HDR.jpg

O projeto Cultura Marubo, dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) dos campi Cruzeiro do Sul e Tarauacá, concluiu mais uma etapa com os estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac), em Cruzeiro do Sul. O jovens, de vários cursos integrados e superiores, realizaram aulas, em quatro módulos, sobre a língua e cultura marubo.

As aulas contemplaram temas que abordaram desde o alfabeto à conversas sobre os costumes diversos, como casamentos, alimentação, moradia. Cerca de 50 estudantes receberam apostilas, que foram produzidas pelos professores Jackson Marubo e Cledson Marubo, e puderam compreender um pouco mais do universo indígena.

As aulas ocorreram durante o mês de junho e os professores ficaram bastante satisfeitos com os resultados. “É muito bom poder contar um pouco da nossa cultura, mostrar que nem todos os índios são iguais e que nossos costumes fortalecem nossa comunidade”, disse Jackson Marubo.

O aprendizado da base da língua Marubo também possibilitou aos estudantes um olhar mais complexo para as distintas realidades e vivências. “Não fazia ideia da complexidade dos modos de vida e visões de mundo que tínhamos tão perto de nós”, disse Uélida Barroso, estudante do curso técnico integrado em Agropecuária.

O projeto também será apresentado pela professora Blenda Cunha Moura na Unicamp, em um curso de formação de professores, promovido pela Olimpíada de História.