Notícias
Extensão
Atletas de Cruzeiro do Sul levaram a melhor, mas Sena Madureira também fez bonito no primeiro dia de provas no JIFAC
Com o primeiro dia dos Jogos do Instituto Federal do Acre (JIFAC 2017) também foi dada a largada para as provas do atletismo. Mais de 30 atletas competiram na tarde desta quarta-feira (05.07) na pista do Sesi, em Rio Branco. Delegações de Cruzeiro do Sul e Sena Madureira se destacam entre as maiores na modalidade.
E são do campus Cruzeiro do Sul os mais rápidos nas provas de 100 e 400 metros rasos e 1500 metros (todas as provas, masculino e feminino), no Revezamento 4 por 100 (masculino), além de levarem a vitória no Arremesso de Peso (masculino). São do campus metade dos competidores do atletismo, um total de 17 atletas. Entre eles, Valbenir de Souza, de 18 anos que venceu a prova dos 400 metros rasos com o tempo de 1 minuto 1 segundo e 41 centésimos. Valbenir é um dos participantes do projeto “Atletismo no Ifac”, do professor de Educação Física, Carpegiani Costa.
“Foi emocionante ter ganhado, apesar de termos gastado dois dias de viagem de Cruzeiro pra cá, o que foi cansativo. Tive muito treinamento pra poder chegar nessa vitória e está sendo bom demais. Eu ainda vou competir no 4 por 400 m. Depois do JIFAC eu pretendo continuar treinando”, afirmou o atleta.
Outro campus que se destacou no primeiro dia de atletismo no JIFAC foi Sena Madureira, que competiu com 11 atletas, integrantes do projeto de extensão da professora Rafaela Silva, “Iniciação ao Atletismo”. É do campus Sena a segunda atleta mais rápida na prova dos 100 metros rasos, Narciane Monteiro, de 17 anos.
“É a primeira vez que eu estou participando dos jogos, achei muito bom porque a gente aprende mais. Eu participo do projeto de atletismo que foi uma preparação pra gente estar aqui hoje. Pretendo competir outras vezes, quero vir de novo para os jogos, e quem sabe, me sair melhor”, disse.
Os atletas do campus Rio Branco também fizeram bonito no atletismo. João Pedro, competindo pela primeira vez, alcançou o terceiro lugar na prova de 400 metros rasos. O estudante de 16 anos conta que a competição lhe deu mais entusiasmo com a modalidade e ele também faz planos de se preparar para os próximos jogos. “Treinei algumas vezes, mas acho que não foi o suficiente. Quem sabe o próximo ano eu levo a medalha de ouro”, comentou.
As provas do atletismo continuam no segundo dia de JIFAC, nesta quinta-feira (06.07) no período da manhã. Serão realizadas as provas de 800 e 5000 metros, 200 metros rasos, Lançamento de Dardo, Salto em Distância e Revezamento 4 por 400.

O JIFAC 2017 é uma realização do Instituto Federal do Acre, por meio da Pró-Reitoria de Extensão.

