Notícias

Campus Baixada do Sol

Expoacre 2017: Açaí é tema de oficina no estande do Ifac

publicado: 26/07/2017 10h41, última modificação: 07/01/2026 14h51
Participantes puderam ‘botar a mão na massa’ com a preparação de açaí cremoso e brigadeiro de açaí
Expoacre2017-Acai1.jfif

- Foto: Jaqueline Telis de Oliveira

O segundo dia de atividades no estande do Instituto Federal do Acre (Ifac) na Expoacre 2017 contou com uma oficina de elaboração de produtos à base de açaí. A formação começou no início da tarde da terça-feira (25.07) e foi realizada no laboratório de processamento de pescado do Núcleo de Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura do Ifac (Nupa).

“A oficina será focada na questão das boas práticas para se obter um produto de qualidade”, explicou o professor Marcel Souza, logo no começo para os participantes. Durante o curso foram abordados tópicos como as instalações da área de processamento da Agroindústria, higienização, características e as boas práticas no beneficiamento do açaí. Em um segundo momento, com as orientações do professor, os participantes puderam “botar a mão na massa”, com a preparação de açaí cremoso e brigadeiro de açaí.

A formação despertou o interesse de estudantes como Rauane Soares, do curso técnico em Agropecuária da Escola Família Agrícola Jean Pierre Mingan, em Acrelândia. “Eu já tinha visto preparar açaí para comer com farinha e açúcar, a maneira mais comum. Vou mostrar para a minha família o que eu aprendi, fazer a receita para eles”, comentou a estudante que também participou do curso de tecnologias inovadoras na produção de derivados de mandioca, no período da manhã.

Outro estudante que aproveitou para aprender mais foi o Daniel do Nascimento, que faz o 9º período de Bacharelado em Zootecnia, no Ifac campus Sena Madureira. Ele contou que já conhecia o processamento de alguns alimentos e destacou a importância de aprender sobre todos os aspectos dos produtos, como o açaí.

“Eu já tinha feito processamento de derivados de leite e de carnes no meu curso, mas nunca tinha feito nada com açaí. Por isso, achei essa oficina bastante interessante para a gente conhecer mais sobre o açaí, que é um produto em expansão no mercado. Na Zootecnia, a gente trabalha com o farelo do caroço do açaí para fabricação de ração na dieta de bovinos, suínos e frango. Então, para a gente é muito importante conhecer o produto”, compartilhou o acadêmico.