Notícias
Reitoria
Ifac promove capacitação de servidores em Tesouro Gerencial
O Instituto Federal do Acre (Ifac) promove nos dias 26 a 28 de julho, no laboratório de informática do campus Rio Branco, a capacitação de servidores em “Tesouro Gerencial, Finanças, Orçamentário e Matriz Conif”.
A capacitação, que é organizada pela Pró-reitoria de Administração (Proad), em parceria com a Diretoria-Sistêmica de Gestão de Pessoas (Disgp) e a Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodin), é ministrada pelo diretor de Orçamento e Finanças do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), José Roberto da Silva.
O curso tem por objetivo gerar informações e conhecimentos por meio do Tesouro Gerencial, sistema desenvolvido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para gerar relatórios a partir de consulta extraídas pelo Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi). A ação é destinada a servidores da Proad, Prodin, Gabinete e Disgp, que necessitam extrair essas informações esporadicamente, para relatórios de gestão e atender demandas de órgãos de controle interno e externo.
“É uma ferramenta que possibilita acompanhar toda a movimentação financeira, gerencial e contábil do Instituto Federal e do Governo Federal como um todo”, explica o palestrante José Roberto da Silva.
Segundo ele, todo o sistema possibilita ao órgão o acesso, em tempo real, de dados atualizados, além de compartilhar melhor as informações. “Fica dispensável o uso de planilhas em Excel ou outras ferramentas para se ter esse controle”.
Para o pró-reitor de Administração, José Claudemir Alencar do Nascimento, foi identificada a necessidade de capacitar os servidores do Ifac que trabalham com essas informações, afim de potencializar essas atividades. “Com a utilização do sistema, teremos informações precisas da nossa execução orçamentária e financeira”.
