Notícias

Campus Baixada do Sol

Ifac realiza abertura oficial das atividades na Expoacre

publicado: 25/07/2017 08h09, última modificação: 06/01/2026 17h19
Instituto oferecerá atividades educativas voltadas a pequenos produtores na semana de 24 a 28 de julho, no campus do agronegócio
expoacre-abertura1.jpg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou na tarde desta segunda-feira (24.07) a abertura das atividades na feira de exposição agropecuária, Expoacre 2017. Com um estande localizado no Campus do Agronegócio, o Instituto apresenta uma programação de oficinas, minicursos e palestras voltados a pequenos produtores, durante a semana de 24 a 28 de julho.

A abertura contou com a presença da reitora substituta do Ifac, Lucilene Acácio, do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Pedro Plese, do secretário de Estado de Agropecuária (Seap), José Carlos Reis e do pró-reitor de Extensão substituto, Everaldo Araújo.

A reitora substituta falou sobre a participação do Ifac na feira. “Nosso objetivo na Expoacre é formar trabalhadores, trazer o conhecimento científico para eles, e ao mesmo tempo, validar o conhecimento que eles já têm de forma que o produtor chegue lá na propriedade dele e consiga fazer um trabalho melhor do que o que ele já faz”, afirmou Acácio. A gestora concluiu afirmando que “onde houver ciência e tecnologia, o Ifac estará junto”.

A coordenadora do projeto, Guiomar Diniz, contou sobre a experiência participando da feira. “Nesse meu quarto ano de Expoacre, vejo que a gente tem crescido bastante. Até 2015, nós estávamos na Fazendinha. Ano passado a gente conseguiu esse espaço, mas trabalhamos apenas com oficinas voltadas para o beneficiamento de pescado. Este ano a gente resolveu inovar um pouco mais, expandir para outras áreas da cadeia produtiva, e estamos trabalhando para atender o máximo da demanda em cima do que a Seap nos passou e do que a gente tem no nosso quadro de pesquisadores do Instituto para fazer a difusão tecnológica”, explicou. A novidade a que a coordenadora se refere são oficinas como as de agroindustrialização do leite na produção de queijo minas frescal e beneficiamento de açaí, com produção de açaí cremoso e de brigadeiro de açaí.

A cerimônia de abertura das atividades do Ifac na Expoacre 2017, foi encerrada com uma degustação de queijo minas frescal e de licores e cachaças artesanais apresentadas pelos estudantes do curso de Agroindústria, do campus Xapuri.