Notícias

Campus Rio Branco

Ifac realiza aulão de capoeira em Rio Branco

publicado: 03/07/2017 07h51, última modificação: 22/12/2025 17h36
A atividade faz parte dos pré-eventos que serão realizados para o 15º Vem Pro Candeias, nos dias 28 de setembro a 1º de outubro
capoeira-7.jpg

O Instituto Federal do Acre (Ifac) realizou no dia 24 de junho o primeiro aulão de capoeira. A atividade, que foi desenvolvida no campus Rio Branco e faz parte dos projetos institucionalizados da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), foi destinada aos alunos praticantes do esporte e para a comunidade externa.

A aula, ministrada pelo Grupo Candeias, aconteceu no Ginásio Poliesportivo Juliana de Souza Dantas e teve o objetivo avaliar a desenvoltura dos praticantes de capoeira. O evento contou ainda com a colaboração da Coordenação de Extensão do campus Rio Branco.

 

De acordo com o docente Paulo Roberto de Souza, coordenador do projeto, a atividade foi um meio de verificar a qualidade dos alunos em relação aos golpes e demais movimentos já aprendidos. As aulas acontecem no campus todas as terças-feiras e quintas-feiras, das 18h às 20h, no Ginásio Poliesportivo do Ifac, no bairro Xavier Maia.

Pedro Santos Fernandes, que tem 12 anos e é aluno do projeto, participou do aulão e destacou a importância das atividades. “Acho o projeto muito bom, pois além de aprender sobre a história, os escravos, os portugueses e demais assuntos, também fazemos amigos. Aqui é como se os alunos e o professor fossem minha família”.

Participante do aulão, Jhonny Weslem tem 20 anos e contou que o projeto não ensina somente a jogar capoeira. “O que aprendemos vai além. Ensina a história da capoeira, aprendemos a tocar instrumentos, cantar e fazer novas amizades”.

Projeto

O Projeto Candeias é desenvolvido na instituição desde a criação do Ifac, tendo como idealizador o docente de Educação Física, Cledir de Araújo Amaral. No ano de 2016, o projeto passou a ser coordenado pelo professor Paulo Roberto de Souza e as aulas ministradas pelo instrutor Pedro Frederico Brotto, aluno do curso de Ciências Biológicas.

Coordenadora de Extensão do campus Rio Branco, Suellen Cristina E. Valentim, diz que é satisfatório ver os resultados alcançados pelo projeto, principalmente quando o maior público vem da comunidade, possibilitando esse alcance além das paredes da Instituição.

"Cabe ressaltar que este projeto estimula a interação social, com pessoas de diferentes realidades, superando barreiras, obtendo novas conquistas, praticando respeito e dedicação por parte de todos os envolvidos", destaca a coordenadora.

Para o docente Paulo Roberto, que não é da área de Educação Física, mas leva o projeto com igual compromisso, a coordenação do projeto foi um grande desafio em sua vida profissional, uma vez que já acontecia e cabia a ele o sucesso em sua continuidade. "Não só por isso, mas por ser um projeto que mobiliza a comunidade interna e externa, levando para o público em geral o nome da Instituição", diz o docente.

Para o discente Pedro Frederico Brotto poder participar desse projeto é uma satisfação dupla: uma vez que o mesmo é do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e instrutor nas aulas. "O projeto é de grande importância pois dentro da minha formação já aproveito para desenvolver habilidades para lecionar a capoeira da melhor maneira possível". Pedro recebe o apoio do Ifac através de bolsa enquanto desenvolve suas atividades como instrutor.