Notícias
Campus Baixada do Sol
Minicursos e palestras no estande do Ifac irão orientar produtores rurais e alunos
A coordenadora do Núcleo de Pesquisa Aplicada em Pesca e Aquicultura do Ifac (Nupa), Guiomar Diniz, diz que o espaço destinado ao Ifac tem sido um veículo de divulgação e difusão tecnológica nas áreas que estão sendo desenvolvidas pesquisas. “Hoje muitos produtores tem uma produção, mas não sabem como escoar, como fazer para conservar ou mesmo expandir seu negócio, o que ocasiona um desestímulo levando a diminuir a produção”.
Com a realização de minicursos, palestras e rodas de conversas, é possível, de acordo com a coordenadora, minimizar essas questões e oferecer aos participantes outras possibilidades, como a viabilidade de industrialização da matéria-prima, e a oportunidade de vender para o Governo Federal. “Teremos a participação de representantes da Conab e do Banco da Amazônia, que darão orientação quando a compras públicas e financiamento rural para pequenos produtores”.
Mais qualidade na produção
O primeiro minicurso realizado no estande foi ministrado por Jefferson Barros, docente do curso de Agroindústria do campus Xapuri, que explicou o processo de produção do queijo minas frescal. Segundo ele, é a base para a produção de qualquer outro queijo. “Aprendendo esse processo o produtor consegue produzir outros tipos de queijo, como o coalho, o minas padrão, e com um pouco mais de conhecimento, fazer o mussarela, entre outros, dentre os mais de dois mil tipos de queijo”.
Durante o minicurso, o docente explicou os princípios básicos de higiene que garantem ao consumidor um produto de qualidade. A lição foi bem-vinda para produtora rural Eliana da Silva Crispim de Souza, que produz queijo em sua propriedade, no município do Bujari, juntamente com o marido Luiz Silva, que participou como ouvinte.
Os dois vendem a produção às sextas-feiras e sábados no Mercado da Estação Experimental e dizem que o conhecimento adquirido no minicurso irá contribuir para que seus produtos estejam livres de contaminação e dê satisfação aos clientes. “Com essas informações poderemos aumentar a nossa produção e oferecer produtos com mais qualidade. Atualmente produzimos apenas para comercializar no mercado aqui em Rio Branco, como peixe, queijo, leite e galinha”.
Disseminação do conhecimento
Os alunos do curso de Zootecnia ofertado no campus Sena Madureira, Daniel Silva do Nascimento, Rutilene Souza Melo e Rafael Ferreira da Silva se inscreveram e participaram do minicurso de agroindustrialização do leite.
Para Daniel Nascimento, o minicurso é muito importante para a formação e complemento das disciplinas que compõem a grade de Zootecnia. “Sabemos que a produção leiteira no Acre ainda é fraca, devido à falta de conhecimento dos pequenos produtores, o que prejudica a qualidade e também da necessidade de escoação da produção”.
Com a participação no minicurso os alunos pretendem levar as informações para os produtores rurais, através do conhecimento adquirido durante a Expoacre. “Poderemos orientar os produtores a trabalharem melhor com o leite e seus derivados e, como alunos, ainda contribuir com a produção de queijo em Sena Madureira”.

