Notícias
Pesquisa
Orientações sobre prevenção de LER/DORT são repassadas a servidores da Reitoria
As ações de prevenção das doenças ocupacionais mais comuns no local de trabalho, Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), foram realizadas nesta terça-feira (25.07) na Reitoria. A ação é desenvolvida pela Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (Cosvi), da Diretoria-Sistêmica de Gestão de Pessoas (DISGP).
Dicas e orientações foram apresentadas aos servidores pela equipe da Cosvi e pelos acadêmicos do curso de Fisioterapia da União Educacional do Norte (Uninorte). O primeiro dia da ação ocorreu no Anexo da Reitoria, na segunda-feira (24.07), e o resultado foi extremamente positivo, segundo a coordenadora do Cosvi, fisioterapeuta Roneres Costa Campos.
Segundo ela, os resultados já começam a ser observados na atitude dos servidores. “O primeiro dia foi espetacular. A recepção, feita de forma diferente, de forma lúdica, chamou a atenção do servidor, contribuindo para a descontração. Após as intervenções os servidores agradeciam e pediam que a equipe voltasse. Percebemos, inclusive, que as dicas já estão sendo colocadas em prática nos setores visitados”.


Além das ações presenciais, o “Programa Preventivo à LER/DORT no Ifac”, está sendo realizado através do envio de e-mails. “A tendência é fortalecer essas ações, através de e-mail e das redes sociais. Vamos criar uma lista com o contato do servidor para enviar dicas ergonômicas através do WhatsApp”.
Veja mais fotos no Flickr do Ifac
Roneres Campos destaca ainda a participação da gestão no apoio às ações desenvolvidas pela Cosvi/DISGP. “A gestão tem dado o apoio que a Coordenação precisa e tem se envolvido e divulgado as ações. Com isso, há uma participação efetiva dos servidores, contribuindo para a realização das intervenções programadas”.
Parceria
A participação dos acadêmicos, realizada através da parceria com a Uninorte, é um dos fatores do sucesso das ações desenvolvidas pela Cosvi, conforme destaca a coordenadora. “O setor de qualidade de vida do Ifac há um ano vem desenvolvendo ações com o apoio dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem da Uninorte”.
Além da participação dos acadêmicos, a instituição de ensino colocou à disposição do Cosvi, toda a estrutura do Laboratório de Anatomia e da Clínica de Fisioterapia, o que garante a qualidade na intervenção dos alunos durante os dois dias de prevenção. Outro exemplo dessa parceria foi a presença de docentes e alunos do curso de Enfermagem durante a realização do Jifac 2017.


O retorno da participação dos acadêmicos de Fisioterapia na ação é avaliado pelos alunos Yasmim Brasil e Ían Barros, do 8º período do curso. Yasmim diz que é a primeira intervenção que participa e foi gratificante. “Essas ações contribuem para ampliar o espaço da Fisioterapia relacionada a saúde do trabalhador. Tínhamos produzido um vídeo em sala de aula que tratava da saúde do trabalhador e, com o convite do Ifac, pudemos colocar em prática o que foi apresentado no vídeo”.
Já Ían Barros reforça que unir a teoria à prática é essencial na formação acadêmica. “Bastante interessante a nossa participação. Com essas ações conseguimos colocar em prática o conteúdo teórico que aprendemos em sala de aula. Além disso, contribui para mostrar aos nossos professores, que estão preparando profissionais capacitados para o mercado de trabalho”.
Nos dois dias, além de Yasmim e Ían Barros, também participaram das intervenções Jaqueline Garcia, Israel Gondim e Rodrigo Araújo, do 8º período, Mayra Evelyn, Orlando Neto e Fabiana Souza, do 10º período do curso de Fisioterapia.