Notícias
Pesquisa
Participantes de minicurso visitam plantação de hortaliças no Bujari
- Foto: Picasa
Em parceria com a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), o Instituto Federal do Acre (Ifac) levou os participantes do minicurso “Ambiente Protegido na Produção de Hortaliças”, na tarde do dia 26 de julho, para uma visita à horta de produtores no município de Bujari. A atividade foi ministrada pelo docente Edvar Silva, do campus Sena Madureira, e contou com a supervisão de Vanda Maria, representante da Seaprof.
Os estudantes visitaram a casa da família Nepomuceno, que realiza o cultivo de hortaliças em ambiente protegido. Os proprietários mostraram como acontece o cultivo e a organização da agricultura familiar.
O filho e produtor rural, Adriel Nepomuceno, falou sobre as vantagens de se trabalhar em família. “Trabalhar em família é bom, principalmente pela união. Nós trabalhamos unidos, quando os pais falam para fazermos, fazemos direitinho. Não precisa ficar no pé, pois já tivemos muitos problema com pessoas de fora”.
A família é formada pelo casal Rogevânio e Claudenice Nepomuceno e mais três filhos. Todos são produtores e trabalham com o cultivo de hortaliças. Os produtos são entregues diariamente à supermercados e mercados da cidade de Rio Branco.
A Seaprof foi a responsável por promover a visita à casa dos produtores rurais, localizada na estrada do Bujari. Segundo Vanda Maria, esse tipo de contato com os produtores é de extrema importância para os estudantes, pois são, principalmente, os agricultores que empregam os técnicos pecuaristas.
Ela ainda destacou a relevância da agricultura familiar no Acre, pois é especialmente essa modalidade de produção agrícola que abastece o Estado.

