Notícias

Pesquisa

Projeto de estágio vira exposição de mini aquários apresentados no estande do Ifac

publicado: 24/07/2017 09h22, última modificação: 06/01/2026 16h25
Denominado BettAqua, o projeto é desenvolvido por alunos do campus Avançado Baixada do Sol
Ifac-na-Expoacre-Texto-3-2-800x533.jpg

- Foto: Picasa

Quem participar das atividades do estande do Ifac, no Campus do Agronegócio da Expoacre, poderá acompanhar o Projeto BettAqua, desenvolvido pelos alunos Luana Rodrigues, Bruno Pereira de Souza e Charles Magalhães, do curso de Aquicultura do campus Avançado Baixada do Sol.

Criado para o estágio dos três alunos, o projeto virou uma exposição, que está sendo apresentado aos visitantes e participantes dos minicursos, das palestras e das rodas de conversa no estande. “A ideia é mostrar aos visitantes que é possível o manejo de peixes em mini aquários produzidos a partir da reciclagem de vidros”, diz a aluna Luana Rodrigues.

O peixe escolhido é o betta (Betta splendens), que tem uma adaptação ótima a pequenos espaços, com um baixo custo e com uma boa lucratividade. Além disso, o betta possui respiração aérea, facilitando a limpeza do aquário. Por causa da beleza, é um peixe muito procurado para aquários domésticos. 

A matriz foi adquirida em Rio Branco e a partir dos primeiros peixes os alunos fizeram o manejo para exposição. “Após a conclusão do estágio poderemos iniciar um negócio voltado para o manejo dessa espécie e comercializar com quem tem interesse por aquário doméstico”, diz o aluno Charles Magalhães.